4/23/2015

RETRATOS

HOSPITAL MIGUEL COUTO

Hospital Miguel Couto - Década de 50

Esse é o casarão do antigo Hospital Miguel Couto, no final dos anos quarenta, quando da gestão do prefeito doutor Sebastião Martins de Araújo Costa.

O Hospital Miguel Couto prestou relevantes serviços à comunidade local e destacou-se pelo atendimento, inclusive, de pacientes de várias regiões do sul do Piauí e Maranhão.

Depois de sua mudança, nos anos setenta, para o Hospital Tibério Nunes, passou por uma significativa reforma para atender aos serviços da Diocese de Floriano, prédio para à qual fora doado.

Temos saudades daqueles tempos do Hospital Miguel Couto. Floriano sempre notabilizou-se pelo seu atendimento. Muitas mães florianenses deram à luz aos seus filhos queridos nesse belo templo maternal.

Fonte: flagrantes de uma cidade

Um comentário:

Gilberto Lima disse...

Segundo a professora Josefina Demes, o primeiro Hospital construído em Floriano, chamava-se São Vicente de Paula e funcionava no local que, por muitos anos depois, serviria como a velha cadeia e delegacia de polícia da cidade.
A referida casa de saúde foi edificada pela irmandade São Vicente de Paula, ao tempo em que era dirigida por um juiz da comarca de Floriano.
Como se observa, não foi iniciativa do poder público.