9/28/2012

FLORIANO - ESTADO DO PIAUI / BRASIL ( PARTE XI )

Dados Sumários de 1925 a 1943 )

Por - Delmar Mendes dos Reis / Texto de Novembro de 1993

NOTAS DIVERSAS

Automóveis

O primeiro automóvel que surgiu em Floriano foi um "Ford", de bigode, de propriedade do senhor Athur Leodegário Mouzinho, gerente pioneiro da Casa Mark Jacob. Foi um sucesso para a população. Outros, vieram posteriormente: o do Major CarlinoNunes ( coletor federal ); o dosenhor Leônidas Leão; o do senhor Juca Carvalho; o do senhor Afonso Nogueira etc.

Hotéis

Até os anos de 1944, Floriano não possuía hotéis, porém, a "Pensão Estrela", sob a direção de sua proprietária, senhorita Maria Inês Estrela, da sociedde local, destacava-se como hospedaria.

Referida casa de hospedgem, representava, à época, como se fosse um hotel de duas estrelas, face o fidalgo tratamento, tanto na acomodação, quanto na alimentação de seus pensionistas e hóspedes. Daí, o nosso registro.

Sítios e Fazendas

Nos arredores da cidade existiam alguns sítios, cujos proprietários neles residiam: Sambaíba, Juca Carvalho; Ibiapaba, Olímpio Barbosa etc.

Várias, são as fazendas de criação de gado bovino e caprinos. Em algumas destas propriedades rurais, existem as palmeiras nativas denominadas carnaúbas, das quais eram extráidas de suas folhas um pó ou pólen que, derretidos, transformavam-se numa cera. Estas de grande aceitação comercial eram exportadas para outros países.

Também, por serem nativos existem o famoso cajueiro, cujos frutos, colhidos a partir de setembro são muito apreciados.

Face à estiagem, como também inconstante o período chuvoso, a cultura de gêneoros alimentícios pouco se fazia, mal dando para o sustento dos proprietários de terras e seus colonos.

Templos

Tem a cidade, na praça doutor Sebastião Martins, um suntuoso Templo Católico, construído pelo povo e a sociedade, por iniciativa do saudoso Padre Acylino Porela Richards, em substituição a umaantiga e pequena Igreja que existia à frente, a que foidemolida após a construção do referido Templo.

O padroeiro é São pedro de alcântara. Acontece, porém, que por anos a fio a imagem que representava o padroeiro na pequena Igreja era de outro São pedro. O logro somente foi descoberto quando julgaram que onovo Templo exigia uma imagem maior e, com a chegada desta, notaram a diferença entre uma e outra.

Era costume antigo do sino repicar por várias horas, quando do falecimento de pessoas da cidade. Houve algum tempo que o comércio fechava no horário de almoço - de 11 às 13 horas - guiando-se os comerciantes pelas badaladas do relógio da igreja. O horário de funcionamento do comércio era das 07 às 11, e de 13 às 17 horas dos dias úteis.

Também, os chamados "protestantes", do rito "Batista", construíram o seu Templo, à rua doutor Eurípedes de Aguiar.

Diversos

O serviço postal foi instalado em 1882 e o telegráfico em 1896. A agente dos correios que conhecemos era dona Maria Costa, esposa do senhor José Miguel da Costa. O Chefe da Estação dos Telégrafos era o senhor Alcebíades de Castro Veloso. Com a remoção deste para Teresina e consequentemente a fusão dos correios e telégrafos, assumiu o comando de tudo o telegrafista senhor João Castelo Branco.

Floriano já posuía uma grande usina para beneficiamento e prensagem de algodão, denominada "Usina Itaueira".

Muitas ruas e algumas praças eram conhecidas da população por nomes jocosos: rua do Caracol, rua doFio, rua da Bandeira, rua do Curral, rua da União, rua do Cemitério, rua do Molambo etc.

Nenhum comentário:

Ferroviário de Floriano

  Mais uma lacuna solucionada! Trata-se do Ferroviário Atlético Clube, que foi uma agremiação da cidade de Floriano (PI). O rubro-negro foi ...