1/13/2020

Dispersão Poética


Não é assim, não, poeta; a vida é uma grande ilusão; teus carnavais não mais aí estão; somente a saudade e sonhos de teus antigos madrigais.

1/11/2020

Retratos de Floriano

PARA O RESGATE DA MEMÓRIA DA CIDADE

DOS ANOS QUARENTA AOS DIAS ATUAIS

O Transporte Aéreo em Floriano

Por - Nelson Oliveira e Silva

Esse tipo de transporte, em nossa cidade, teve início por olta dos anos 30, tendo como pioneira uma empresa de origem alemã, que tinha como título o nome de "CONDOR", que fazia uso de hidroavião monomotor, que pousva no rio Parnaiba, cujo pouso se iniciava próximo à curva do rio, do lado norte, deslizando sobre as águas até um pouco acima onde se encontra o Restaurante Flutuante.

A chegada do referido aparelho à cidade, era motivo de euforia do nosso povo, que corria à margem do velho monge para apreciar aquele instrumento, que poucos conheciam. Naquele tempo, o rio ainda não sofria o atual assoriamento e tinha suas ribanceiras altas, de onde o povo permanecia, até a saída do avião, que, salvo engano, no início, a rota era feita uma vez por mês.

O primeiro agente da CONDOR em nossa cidade foi o senhor João Viana de Carvalho, conhecido como Juca Carvalho, figura importante na sociedade florianense e piauiense nos tempos de Teodoro Ferreira Sobral, Osvaldo da Costa e Silva, além dos importantes cargos que também desempenhou na Loja Maçônica Igualdade Florianense, como um membro influente em todas as esferas sociais.

 
Chegada avião Condor em
Floriano - 1938
Casado com dona Dorinha Carvalho, pai da professora de educação física da Escola Normal, Dolores Carvalho, João Viana ( o Joca ), o primeiro distribuidor de gás liquefeito em nossa região, Raimundo e Francisco, funcionários do Banco do Brasil, tinha um filho, cuja agência se instalou aqui, graças a influência do seu pai. Também tinha um filho, cujo nome não me lembro que, como político militante, participou de memoráveis campanhas políticas em nossa cidade, salvo engano, como candidato do PTB de Getúlio Vargas.

Na medida que o tempo passava, o hidroavião deu lugar a outras aeronaves mais modernas, como os DOUGLAS DC-3, que passaram a operar em nossa cidade, embora o nosso aeroporto fosse de piçarra, salvo engano, por três vezes por semana. Era localizado no hoje bairro bem povoado, chamado de Aeroporto Velho.

Naquela época, nos anos 40, quando eclodiu a segunda guerra mundial, que tinha como principal participante a Alemanha de Hitler e de onde se originou a CONDOR, o governo resolveu nasionalizar o transporte aéreo em nosso País, surgiu a CRUZEIRO DO SUL, agenciada pela firma Morais S/A, tendo como responsáveis pelo atendimento, José Ribamar Lopes ( o Zé Bação ), Clovis Ramos e Juraci Borges.

Passado alguns anos, surgiu uma nova empresa, que usou vários nomes: AEROVIAS, REAL AEROVIAS, agenciada pelo doutor Amílcar Ferreira Sobral, que tinha como despachante, o competente Milton da Costa Sá, atualmente como próspero empresário na cidade de Guadalupe, influente membro da Loja Maçõnica daquele oriente.

Após aquele período de grande atraso no sistema de transporte aéreo na região, por volta dos anos 70, surgiu o aeroporto CANGAPARA, distante cerca de 12 quilômetoros do centro da nossa cidade, com pista asfaltada e uma casa de passageiro, que para a época, era moderna. Já nesse tempo, a Cruzeiro já estava em decadência e logo sucumbiu, ficando a VARIG como dona exclusiva do pedaço, tendo lançado nas rotas para Recife e Brasília, diariamente, um moderno avião turbohélice de nome AVRO de efêmera passagem por nossa cidade. Como Floriano possui o título de cidade do já teve, certamente que tal situação não nos trouxe nenhuma novidade a não ser muita decepção.

Infelizmente, desde aquela época, quem deseja viajar para outras plagas, vai para Teresina e de lá em aernonave moderníssimas de várias companhias, fura o mundo de um lado a outro. Hoje, o velho CANGAPARA, com a sua pista sendo corroída pelas intempéries, serve apenas para poucos aviões, principalmente de políticos, que só aparecem por aqui na época das eleições. E ainda o nosso abestado povo nos comícios, ficam a aplaudir esses "tiriricas" da vida, ao invés de exigirem melhorias não só para o nosso aeroporto, mas para toda a nossa região.

Antes dessa história contada acima, no ano de 1934, apareceu por aqui um pequeno avião, que pousou num pequeno campo no bairro Taboca ( próximo ao riacho da Vereda Grande ) e se constituiu, naquela época, uma verddeira revolução, visto que até o comércio fechou suas portas e o povo deixou suas casas para recepcionar os tripulantes daquele avião, que vieram a nossa cidade inaugurar uma rota doCAN - Correio Aéreo Nacional, que se estendeu por várias regiões do País, principalmente pelo Norte/Nordeste, transportando as correspondências que eram enviadas de um para outro Estado. naquele ano e dia, foi uma festa espetacular.

1/10/2020

Retratos de Floriano

Retratos de Floriano
Linhas Aéreas da Cidade
No meio dos cajueiros e outras plantas, aí está uma casa que em nada sugere e o que foi anos passados.
Construída na década de 1940, essa casa era a estação de passageiros das linhas aéreas que serviam Floriano, a Aero - Norte e a Cruzeiro do Sul.
Além da cerca que observamos no flagrante, há uma distância de mais ou menos vinte metros, onde ficava a pista, mas ainda hoje encontramos uma parte feita em cimento, local onde os DC-3 estacionavam.
Atualmente, essa casa é ocupada pela filha do senhor Alzir Torres. Hoje já é de bastante idade e que era guarda do Aeroporto.
Fonte: Flagrantes de uma cidade 1997/Luis Paulo

1/09/2020

Retratos de Floriano

No tempo das calçadas

No tempo das calçadas

Fuçando baú da família, o nosso irmão Tibério José de Melo deu o diagnóstico completo dessa preciosidade fotográfica do final dos anos de 1950, ali na rua José Coriolano, perto do Cruzeiro e frente à quinta do senhor Joãozinho Guarda, quando a vida transcorria de maneira lúdica.

Mamãe, Ubaldo, papai, tia Sinhá (mãe da tia Inhá), casal tio Lili e tia Joana (nessa época o tio Lili estava fazendo uma turnê visitando os parentes).

Ele teria achado uma pedra preciosa de 17 quilos, sobre a qual teria ganho um bom dinheiro. Não sabemos que tipo de pedra teria sido.

Sentados no sofá o Dácio, o Tibério e o Divaldo. Sentados na calçada a vovó Serva e o Djalma Borges de Melo.

E lá se vão uns bons anos. O tempo se renova a cada instante.

Morre o Doutor Antonio Reis em Floriano

Floriano de luto
O Dr. Antônio Marques dos Reis, 94 anos, faleceu na manhã de hoje, 09/01/2020,às 07:30h, de falência de múltipla de órgãos. Ele estava em tratamento na Clinicor, em Floriano-PI.
O Dr. Antônio Reis se dedicou à medicina até os seus 91 anos, deixando um grande e belo serviço prestado para Floriano, além de Nazaré, e outras cidades.
O velório será realizado no Memorial Floriano e uma missa de corpo presente será às 16h na Igreja Matriz São Pedro de Alcântara e logo após o enterro no Cemitério Central São Pedro.
Dr Antônio deixa esposa, filhos e filhas, netos e bisnetos.
Fonte: florianonews.com

1/07/2020

Integrantes da COEF fazem nova reunião sobre o carnaval 2020

Reunião da COEF
A Comissão de Eventos de Floriano (COEF), se reuniu, na manhã desta segunda-feira (06), na sede da Vice-Prefeitura, para discutir vários pontos relacionados a organização do Carnaval 2020 de Floriano.

A reunião foi presidida pelo presidente da COEF, vice-prefeito, Antônio Reis Neto. Entre os pontos tratados estava o Edital de Chamamento Público Nº 001/2020, visando a seleção das agremiações carnavalescas que serão beneficiadas com a concessão de apoio financeiro, para a execução do desfile na Avenida Getúlio Vargas, que totalizará 60 mil reais, divididos entre as agremiações selecionadas, que deverão protocolar os documentos no Centro Administrativo de Floriano, no período de 19/12/2019 a 20/01/2020. A COEF terá de 21 a 23 de janeiro de 2020 para analisar as propostas e o dia 24 de janeiro para divulgar o resultado. O edital está pode ser consultado no site www.floriano.pi.gov.br.

Na reunião também ficou definido que o lançamento do Carnaval 2020, com o tema: “No Carnaval da Princesa, Você é a Majestade”, deve ser realizado em 1º de fevereiro, no Cais da Beira-Rio, às 20h, com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2020.

Também ficou agendada uma reunião para a próxima quinta-feira, 9 de janeiro, às 10h, no Complexo Econômico e Cultural do Cruzeiro, para discutir a segurança no período carnavalesco.

Uma outra equipe está tratando da contratação das bandas, cujos nomes serão divulgados posteriormente.(SECOM).

1/06/2020

Retratos de Floriano


Retratos de Floriano.

Pau D´água

Até o final da década de cinqüenta, essa parte da cidade era conhecida como o famoso Pau D´água, localizado, ali, no final da avenida Esmaragdo de Freitas nas proximidades da fábrica do senhor Zitinho.

Segundo nos informa o professor Luiz Paulo, o " Pau D´água deve-se ao fato de ali ter existido uma árvore silvestre ( vochysia thyscídea ), cujas raízes segregam um líquido que serve para se beber em caso de necessidade externa. Era uma árvore frondosa e somente desapareceu no início dos anos sessenta ".

No Pau D´água aportavam as antigas balsas, trazendo mercadorias de todo tipo, mas o que importava para a meninada eram as saborosas frutas, que muitas vezes boiavam e a negrada dava em cima: laranjas, mangas, goiabas, buriti, mamão e outras. Os donos das embarcações, então, davam aquelas carreiras na cambada. Era um Deus nos acuda por conta desses alheios.

Havia, também, por lá, gente valente, como Chanduca Milho Duro, muita cachaça, raparigas e muita arruaça. O cara tinha que ser corajoso para encostar naquela área, mas com a peixeira do lado por precauções.

Atualmente ainda existem algumas poucas características no lugar que lembram o antigo Pau D´água, mas com o tempo o progresso foi tirando a sua poesia. São algumas recordações daqueles bons tempos d´antes.

Fonte: Flagrantes de uma cidade 1997/Luis Paulo

ALDÊNIO NUNES - a enciclopédia do rádio florianense

  ALDÊNIO NUNES – A ENCICLOPÉDIA, NUMA ENTREVISTA INIMITÁVEL, MOSTROU POR QUE SEMPRE ESTEVE À FRENTE! Reportagem: César Sobrinho A radiodifu...