6/05/2011

RETRATOS

FERROVIARIO - 1966


Outra grande oportunidade do apogeu de nosso futebol, foi quando o time do Ferroviário de Floriano se tornara imbatível durante a década de sessenta, durante a gestão de Deusdete Macarrão.


O time jogava por música e possuía craques que deixavam os adversários a ver navios, como o Sadica, Cabeção, Vicentinho e o driblador Lino, que veio de Campina Grande.


Esse jogador, o Lino, para assinar o contrato de vir jogar em Floriano, acertou que teria que ter à sua disposição uma geladeira ( movida a querosene à época ), o que causava um certo tumulto junto aos outros jogadores contratados.


De forma que, naquele tempo, tínhamos bastante motivos para ir a campo, assistir a grandes jogos e gols espetaculares, fora as famosas " voadas " do arqueiro Pompéia.

FEDERALIZAÇÃO DAS RODOVIAS

Assembléia Legislativa do PI aprovou federalização de várias rodovias PI´s

A Comissão de Constituição e Justiça, da Assembléia Legislativa do Piauí (ALEPI), aprovou com ressalvas na última terça-feira (31), o Projeto de Lei que autoriza o governo do Estado a transferir 569,7 quilômetros de rodovias estaduais para a União. A matéria chegou à Casa no dia 26 de maio e tramita em caráter de urgência a pedido do governador Wilson Martins.

O objetivo do projeto é evitar a sobreposição de competências sobre o mesmo trecho de rodovia, evitando assim as dificuldades burocráticas que empecilham a manutenção de tais áreas por parte do governo federal, que possui maior capacidade orçamentária para tanto, comparado com as condições financeiras do Estado.

No texto do projeto está prevista a federalização do trecho da Rodovia Estadual PI-117, coincidente com a rodovia federal BR-222/PI, com 84 km de extensão; área pública correspondente ao trecho da Rodovia Estadual PI-254, coincidente com a rodovia federal BR-235/PI, com 13 km de extensão; e área pública correspondente ao trecho de Rodovia Estadual PI-218, coincidente com a rodovia federal BR-135/PI, com 38,8 km de extensão.

A matéria prevê ainda a federalização da área pública correspondente ao trecho de Rodovia Estadual PI-247 (Uruçuí/Sebastião Leal), coincidente com a rodovia federal BR-324/PI, com 183,9 km de extensão; área pública correspondente ao trecho de Rodovia Estadual PI-141 e PI-140 (Floriano/S. R. Nonato), coincidente com a rodovia federal BR-324/PI, com 250 km de extensão, segmento compreendido entre o entroncamento da BR-135/PI e a PI-141, para fins de absorção pela malha rodoviária federal.

"Quanto à constitucionalidade, o projeto está regular e, pela justificativa, é algo viável para o Piauí", disse o relator, deputado Cícero Magalhães (PT), ressaltando que o projeto ainda vai ser apreciado pela comissão de infra-estrutura antes de ir a votação em plenário, que deve acontecer amanhã, quinta-feira (2). 

Fonte: Portal da Clube

6/02/2011

RETRATOS

CRUZEIRO DE 1971


RELIQUIA DO PASSADO

Em pé, da esquerda para a direita, temos os piolhos de bola Zé Baixinho, Hélio, Raimundo, o famoso Pompéia ( in memorian ), Cesar de Antonio Sobrinho ( cracasso ) e Carlos Alberto de Honorato padeiro.
 
Agachados, observamos o ataque com Raimundinho, Chinês (tinha o jeito de jogar de Garrincha), João de Filó, Neguinho e Quinto.

Essa era a formação do Cruzeiro do futebol amador de Floriano de 1971, campeão de um torneio daquela temporada, jogando no estádio José Meireles, o Ferroviário ( hoje, surrupiado pela especulação imobiliária, lamentavelmente ).

Os garotinhos abaixo são os filhos do saudoso Pompéia ( IN MEMORIAN ).

TRANSNORDESTINA

Obras da Transnordestina podem gerar 5 mil empregos em julho. Municípios da região próxima a Floriano serão beneficiados




Obras da Transnordestina
As obras da ferrovia Transnordestina no Piauí deverão ganhar novo impulso nos meses de junho e julho, podendo gerar até cinco mil empregos diretos. A estimativa foi feita na manhã desta segunda-feira (30) pelo coordenador estadual do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Mirócles Veras.

Com 1.628 mil quilômetros de extensão, 420 deles no Piauí, a Transnordestina é a maior obra do governo federal no Estado, num investimento que deve ultrapassar R$ 1,3 bilhão. Toda a ferrovia deverá chegar a R$ 5 bilhões, com previsão de ser concluída até 2012.
A ferrovia vai ligar o sul do estado aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, facilitando o escoamento da produção, inclusive a dos Cerrados. Seu traçado no estado passa pelos municípios de Eliseu Martins, Pavussú, Rio Grande do Piauí, Itaueira, Flores do Piauí, Pajeú do Piauí, Ribeira do Piauí, São José do Peixe, São Miguel do Fidalgo, Paes Landim, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Nova Santa Rita, Campo Alegre do Fidalgo, Paulistana, Betânia do Piauí, Curral Novo do Piauí e Simões.

Na cidade de Elizeu Martins, a 489 quilômetros de Teresina, serão construídos os escritórios e armazéns da ferrovia. O governo também pretende instalar uma Zona de Processamento de Exportação no município, para facilitar as exportações. Ainda é previsto a ligação treho piauiense com a ferrovia Norte-Sul, através da cidade Estreito, no Maranhão, e ao porto de Luís Correia, através de um novo ramal ferroviário.

Reportagem: Andreelson Delmiro
Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

Criação do Gurguéia diminuirá número de parlamentares



O Piauí perderia cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal


A eventual divisão do Piauí e consequente criação do Gurgueia, uma ideia que sensibiliza praticamente toda a classe política piauiense hoje, promoverá mudanças significativas na economia, na política e na estrutura administrativa e de poder do Estado. O novo estado, se for criado mesmo, nascerá com 87 municípios e uma área de 152,9 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 60,7% da área do Piauí.

Deverá concentrar cerca de 650 mil habitantes, ou 21,4% da população piauiense. O Piauí perderia cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal - ficaria com 24 deputados estaduais e oito federais (hoje são 30 estaduais e dez federais). O Gurgueia também teria 24 deputados estaduais e oito federais, e três senadores eleitos por voto popular, além de sete desembargadores nomeados livremente pelo governador.

Explica o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Tribunal de Justiça do Piauí, que uma Lei Complementar autoriza o governador do novo estado a nomear livremente os sete primeiros desembargadores. Destes, cinco são juízes, um promotor e outro advogado. Os juízes que estiverem atuando na região do Gurgueia na data de sua criação poderão fazer a opção se querem permanecer no novo Estado ou "voltar" para o Piauí.

O TJ-PI tem hoje 17 desembargadores, mas a presidência encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa solicitando a criação de mais duas vagas, passando a 19 desembargadores. Se o Estado for dividido, pode não se criar mais as duas vagas e estipular o número ideal de desembargador para o que restar de Piauí. Como não se pode extinguir cargos, o número seria adequado à medida que os desembargadores fossem se aposentando.

Relator do substitutivo ao projeto nº 439/94, que cria o Gurgueia, e principal defensor hoje do novo estado, o deputado Júlio César Lima (DEM) acredita que os dois estados tendem a se desenvolver rapidamente. "A capacidade de investimento dos dois estados será duplicada", afirma. O substitutivo foi aprovado na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, ainda em abril de 2006, e agora deve ser apreciado em plenário.

Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

5/30/2011

FLORIANENSE É DESTAQUE NO HIMALAIA



Bandeira tricolor tremula na Cordilheira do Himalaia
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A paixão pelo Fortaleza supera distancias, altitudes e temperaturas. Mas alguém já imaginou uma bandeira tricolor tremulando a 5.600 metros de altitude, a 10 graus negativos. Pois foi o que conseguiu o funcionário do Banco Central do Brasil, agencia Fortaleza, Joaquim Brasileiro Neto, que escalou o lado nepalês do Everest, num trekking que durou 14 dias. No Monte Kalapatar, estendeu com orgulho a bandeira do Leão, demonstrando todo o seu amor pelo time do seu coração.

Piauiense de nascimento, mas radicado em Fortaleza há mais de trinta anos, Joaquim é um amante dos esportes radicais, mais especificamente da arte de escalar montanhas. A realização de seus sonhos, dos quais não desistiu mesmo após um acidente de moto que lhe deixou seqüelas no seu joelho direito, isso aos 25 anos de idade, teve início em um trekking realizado no Peru, quando foi de Cuzco a Mathu Pichu.

Nessa aventura no Peru, conheceu um mochileiro que lhe deu ótimas referencias da Cordilheira do Himalaia. Segundo ele a idéia inicial era escalar por lá, mas teve seu sonho adiado por conta do acidente já mencionado. Recuperado e movido pela determinação própria de todo torcedor tricolor, que é o sempre buscar seus objetivos sem nunca desistir, Joaquim escalou o Himalaia e lá deixou a marca da paixão pelo Leão, quando hasteou a bandeira e vestiu o manto sagrado, para nepalês ver. “Desejava levar um símbolo do meu time a um local inusitado e não perdi a oportunidade. No fundo, gostaria que os jogadores tricolores observassem que os torcedores também suam as camisas do time, mesmo que seja abaixo de zero grau”, afirmou o torcedor.

O passeio gelado de Joaquim Brasileiro teve início em Lukca (Nepal). Após dez dias de subida chegaram ao que eles chamam de Acampamento Base do Everest, que fica no lado nepalês da Cordilheira do Himalaia. Antes já haviam escalado o Monte Kalapatar, caminhando durante sete dias, entre subidas e descidas, com temperaturas variando de oito graus positivos a 10 negativos, alcançando 5.600m de altitude.

Indagado sobre a receptividade do povo local, Brasileiro se mostrou admirado: “Fiquei espantado com a receptividade dos nepaleses, em especial no que se refere ao futebol. Andava com um chaveiro com a bandeira do Brasil pendurado na mochila, e era abordado nas ruas todos os dias. Eram crianças e adolescentes perguntando acerca de Ronaldinho (fenômeno) e outros jogadores da seleção. Incrível como eles identificam nossa bandeira de longe, tudo por causa do futebol”, contou Joaquim.

Joaquim Brasileiro Neto é casado, pais de dois tricolores, Rafael e Marcelo, e pretende levar a bandeira do Fortaleza a outros lugares do mundo. Sobre o momento que a equipe atravessa, reformulando o elenco para buscar o acesso, Neto dispara: “Se eu consegui subir a 5.600m, por que não nosso time subir à Série B, que não é tão alto?” Avaliou o piauiense de Floriano, apaixonado pelo Leão do Pici.

5/27/2011

MISS FLORIANO - 2011

A estudante de enfermagem está confiante mas reconhece fortes concorrentes



Isadora - Miss Floriano

Com 1,80 metro, a estudante de Enfermagem, Isadora Nunes Ribeiro, 21 anos, é a representante de Floriano no Miss Piauí 2011. A estudante disse estar confiante, apesar de afirmar que há fortes concorrentes.
É a primeira vez que Isadora Ribeiro participa de um concurso de beleza, mas já participou de desfiles. A candidata da Princesa do Sul revelou que já havia sido convidada outras vezes, mas só agora se sentiu preparada para a disputa. 

“Sempre fui convidada, mas só decidi participar agora, pois era um sonho e estou preparada. Além de dieta e academia, também trabalhei meu psicológico, pois é uma exposição muito grande, com entrevistas e para saber receber o carinho das pessoas. E também tem que pensar no futuro também com a faixa na mão”, destacou Isadora. 

A universitária disse que já entrou na maratona de Miss Piauí, com visitas a patrocinadores e à cidade natal. “Nasci lá e morei muitos anos, até vir para Teresina para cursar faculdade”, justifica.
“Eu acompanho muitos anos o Miss Piauí e neste ano, como em outros, as candidatas são muito fortes, mas claro que eu também sou e quero ganhar”, finalizou.

Fonte: Cidadeverde.com
www.noticiasdefloriano.com.br

ALDÊNIO NUNES - a enciclopédia do rádio florianense

  ALDÊNIO NUNES – A ENCICLOPÉDIA, NUMA ENTREVISTA INIMITÁVEL, MOSTROU POR QUE SEMPRE ESTEVE À FRENTE! Reportagem: César Sobrinho A radiodifu...