Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2008

II PIAUITEC

Será realizada no período de 29 a 31 deste mês, na praça coronel Borges, a II PIAUITEC - Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí , um evento integrante da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Piauí. A abertura acontecerá às 15 horas na Câmara Municipal. Trata-se do maior evento tecnológico do sul do Estado. A II Piauítec tem como objetivo apresentar as cadeias produtivas de tecnologia desenvolvidas nos municípios que propiciam a melhoria da qualidade de vida das populações.

BARAO DE GRAJAÚ

( foto da praça matriz na década de cinqüenta ) HISTÓRICO – Quando da descoberta do município de Pastos Bons pelos bandeirantes, invadiram também estes o território do atual município de Barão de Grajaú. Localizaram-se, todavia, depois, no município, habitantes do Piauí e, em 1884, já era povoado de certa importância. Em homenagem ao Presidente da Província, Doutor Carlos Fernando Ribeiro, Barão de Grajaú, o povoado teve esse nome, que ainda hoje conserva, dado pelo piauiense Agapto Alves de Barros, que ali instalou o primeiro estabelecimento comercial. Foi elevado à vila pela Lei estadual n٥ 345, de 17 de maio de 1904. A Lei nº 557, de 18 de março de 1911, criou o município e o Termo Judiciário de Barão de Grajaú, então 2º distrito do município e comarca de São Francisco do Maranhão ( ex – Iguaratinga ). Criado o município, passou a termo da comarca de Pastos Bons, e pelo Decreto – lei nº 45, de 29 de março de 1938, foi elevado à categoria de cidade, situação que jamais foi alterada a...

FERROVIARIO - 1966

Outra grande oportunidade do apogeu de nosso futebol, foi quando o time do Ferroviário de Floriano se tornara imbatível durante a década de sessenta, durante a gestão de Deusdete Macarrão. O time jogava por música e possuía craques que deixavam os adversários a ver navios, como o Sadica, Cabeção, Vicentinho e o driblador Lino, que veio de Campina Grande. Esse jogador, o Lino, para assinar o contrato de vir jogar em Floriano, acertou que teria que ter à sua disposição uma geladeira ( movida a querosene à época ), o que causava um certo tumulto junto aos outros jogadores contratados. De forma que, naquele tempo, tínhamos bastante motivos para ir a campo, assistir a grandes jogos e gols espetaculares, fora as famosas " voadas " do arqueiro Pompéia.

Centenário da Loja Maçônica Igualdade Florianense

Mais um evento programado para comemorar o centenário da Loja Maçônica Igualdade Florianense Como parte do calendário de comemoração os 100 anos da Loja Maçônica Igualdade Florianense o eminente Grão-mestre, o maior líder representativo da maçonaria brasileira, irá visitar a Loja de Floriano. Na ocasião o visitante trará a lei do grão-mestre estadual do Piauí, do Maranhão e do Ceará, além disso, uma homenagem está prevista a 25 irmão da comunidade maçônica por efeito de merecimento e tempo de loja. Os homenageados, segundo o sr. Lauro Cronenberg, grão-mestre da loja, irão receber títulos honoríficos e medalhar. O evento que deve reder homenagem também à Loja Maçônica de Floriano que ganhará a medalha mais alta da Maçonaria, está previsto para às 19:30 desta quinta-feira, 23, na Loja Maçônica Igualdade Florianense, situada na Avenida Eurípedes Aguiar. O sr. Lauro Cronenberg aproveita para convidar a imprensa florianense para se fazer presente no evento e para um jantar que ocorrerá lo...

BANDA REFLEXO

Seguindo a mesma inspiração, depois do estrondoso sucesso dos grupos do passado, tipo OS BRAVOS, JOHN JÚNIOR, NILO E SEU CONJUNTO, MOURA DO CAVAQUINHO e OS IGUAIS, uma outra banda estava surgindo no pedaço lá no final da década de sessenta e entrando na revolução dos anos setenta. Era a Banda REFLEXO, de propriedade do cantor Milton Lima Reis, composto pelos músicos Nazareno ( o Solteiro ), Antonio José ( o Gena, na foto ao lado, hoje, morando em Teresina ), Zé Francisoco ( o Adriano, tinha lançado um compacto à época ) e Luiz Macarrão. A banda Reflexo fazia shows e animava bailes de carnaval, comícios e tertúlias, interpretando os ídolos da época da jovem guarda, arrebatando fãs no contexto local. Na foto, foi uma festa de carnaval na vizinha cidade de Uruçuí no ano de 1971, quando a banda viajava muito pelo interior do Piauí e Maranhão, divulgando o seu trabalho.

CLUBE DE REGATAS BRASIL

No ano de 1971, quando o futebol amador florianense, como se diz, ainda dava coro , esse time aí - o CLUBE DE REGATAS BRASIL -revolucionava, jogando um futebol pra frente, romântico e artístico. Havia uma certa inspiração e o toque de bola surgia, naturalmente, quando os atacantes do Brasil rompia as defesas adversárias, fazendo balançar suas redes, literalmente. O elenco aí, no caso, jogava por música, no estádio Mário Bezerra, atuando com os piolhos Ubaldo, Divino ( filho de Zé Pirigo ), Zé Buraco, Osmundo, Geraldo, Antonio Vieira, Almir da Taboca, Zé Vieira, Mineiro e o Jeremias em pé. Agachados, Pinguim, Carlito de Bruno, Eloneide, Gonzaga, Almeida, Nonatinho, Roberto Holanda e Mocó ( quando estava iniciando ) e, na frente, o mascote Gerardinho. Hoje, precisamos rever o nosso futebol, acreditar nas parcerias e, efetivamente, buscarmos os resultados, no sentido de revitalizar e dar um padrão moderno e definitivo ao futebol da Princesa do Sul.

GRUPO VIAZUL

Estamos editando em DVD um vídeo do antigo Grupo Musical VIAZUL de Floriano, um show de rock inesquecível, que aconteceu no Cais do Porto no ano de 1985. O Viazul, que era composto por músicos genuinamente florianenses, José Demes ( Ieié, vocal ), a cantora Célia Reis ( vocal ), Adelmar Neiva ( baixo ), Nilson Coelho ( guitarra ) e Neivinha ( bateria ) fizeram estremecer a juventude à época, com os seus shows arrepiantes, dentro do contexto cultural do momento em que vivíamos. Depois de muito sucesso, o grupo se desfez no final dos anos oitenta, mas o pessoal ainda se reúne para relembrar os velhos tempos.

HOSPITAL MIGUEL COUTO

Prédio onde funcionou o nosso tradicional Hospital Miguel Couto, até meados dos anos setenta. Reformado, hoje aglomera as atividades da Diocese de Floriano na avenida Eurípedes de Aguiar. A paisagem lírica dessa ( foto ), nos reporta a um tempo de calmaria instantânea, quando a cidade revelava-se revolucionária. Foram momentos bem vividos, naturalmente. Aquela década de cinquenta ficou eternizada na memória dos poetas e de todos aqueles que, de certa forma, tiveram a oportunidade de engrandecer Floriano.

CORI - SABBÁ

Já na década de oitenta, o futebol florianense começa a mudar sua postura, o tempo foi passando e uma nova safra de craques foi despontando. O famoso Cori - Sabbá foi investindo mais e começou a papar os títulos que disputava dentro do contexto local, ganhando, assim, fama e torcedores. Na escalação ao lado ( foto ), temos aí o veterano zagueiro bom de bola Buema, o experiente Raimundo Galeria ( fundador e dono do Náutico da rua Sete ), o Anselmo ( filho mais novo de Augusto Mota ) e outros que não lembramos no momento. De qualquer forma, a tendência era se buscar novas alternativas, pois os craques do passado foram indo embora em busca de novas oportunidades. Houve uma certa decadência, mas havia uma esperança, tanto que esse time aí foi buscar o caneco de campeão piauiense de 1991 com Walberto e companhia.

CLUBE DE REGATAS BRASIL

Outra boa passagem da época romântica do futebol florianense, lá pelo final dos anos sessenta e início dos anos setenta, surgiria um timaço. Era o Clube de Regatas Brasil, de propriedade do nosso amigo Almeida ( hoje, vereador em Bertolinia ). Esse time do Brasil ( foto ) jogava por música, exercendo o primeiro lugar do ibope do nosso futebol à época. Essa formação aí, na primeira fila, o Guiné, Mineiro, Indio, Ivinha, Ubaldo e Almeida em pé; e Eloneide, Juarez, Fernando, Carlito e Maioba estava bem entrosada para papar todos os campeonatos que se disputavam no passado. Hoje, temos alguns casos isolados, mas precisamos mudar a realidade de hoje, tentando promover os nossos jovens, que buscam vencer pelo esporte; para isso tem que haver parcerias efetivas, que venham resgatar a hegemonia de nosso desporto que fora antigamente.

GREMIO DE GALDINO

Essa foi, sem sombra de dúvidas, uma das melhores formações da equipe do Grêmio Esportivo Florianense do técnico Galdino. Não tinha pra ninguém, principalmente na década de oitenta. Lembramos que Mocó estava começando a crescer no futebol florianense e, nesse tempo, assombrava os adversários, com as suas jogadas espetaculares, deixando a pelota nos pés para os atacantes fazerem os gols de sua equipe. Na foto, tirada num jogo no estádio Mário Bezerra temos, da esquerda para a direita, os piolhos Loiola, Gilson, Dias, Edmar, Pedão, Joaquim José, Zé Ulisses e o técnico Galdino em pé; Agachados, um ataque fulminante, com Neto, Flexa, Mocó e Jeremias. Precisamos lembrar o nome do ponteiro direito. Vocês lembram? Dessa turma, estão jogando no céu, fora do combinado, os piolhos Pedão, Joaquim José e Gilson.

REVITALIZAÇÃO DO FLORIANO CLUBE

Um projeto idealizado por um grupo de florianenses, com o apoio do Governo do Estado, pretende revitalizar o Floriano Clube. O Floriano Clube é um espaço que já foi referência para a sociedade florianense. Há 69 anos o Clube foi palco de grandes festas e formaturas. Segundo o historiador Luiz Paulo Lopes o projeto que pretende revitalizar o antigo clube e a calçadão vai marcar a história social de Floriano. Ele comenta que o calçadão da Rua São Pedro foi a 2ª rua a ser construída em Floriano. “Em 1890 essa rua foi construída, no local existia um riacho e hoje é patrimônio da cidade, onde se instalaram os Árabes quando aqui chegaram e tem uma tradição de comércio secular. Esse é um momento muito importante, muito significativo. ”Atualmente o prédio do Floriano Clube encontra-se abandonado, a estrutura está desgastada. Teto, paredes e colunas traduzem as marcas do tempo e para recuperar toda essa estrutura um projeto de revitalização vem sendo elaborado em parceria com a Secretaria Estad...

II PIAUITEC

O maior evento tecnológico do sul do Piauí A II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia- PIAUITEC, faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia que acontece simultaneamente em todo o Brasil. Este ano, em sua segunda edição (a primeira aconteceu em 2004, em Teresina), A PIAUITEC será realizada de 29 a 31 de outubro, na Praça Coronel Borges, em Floriano. Várias instituições confirmaram presença e já preparam o que tem de mais modernos para a exposição, entre elas a Cepisa, Agespisa, Embrapa Meio-Norte, UESPI, CEFET, Departamento Nacional de produção Mineral/ Ministério de Minas e Energia, FACID, Banco do Brasil e muitas outras. Além da exposição, os participantes poderão acompanhar ao vivo a transmissão da rádio Terra Querida, diretamente do local do evento. A programação é da Coordenadoria de Comunicação Social do estado do Piauí, CCOM, que também estará é parceira da II PIAUITEC. O evento tem como principal objetivo, apresentar o aparato tecnológico utiliz...

RETORNO

Vindo de Brasília, encontra-se em Floriano o nosso amigo Chico Borges ( foto ), que veio participar do aniversário de dona Cirene, onde a família Borges estará reunida para homenagear sua genitora. Segundo Borges, " Floriano ainda nos proporciona ( re ) encontros líricos, onde procuramos sempre aproveitar o bastante, certamente que levaremos assuntos para boas resenhas ". O José Alberto ( Dito ), que também protagoniza este evento de grande magnitude, disse que fará, necessariamente, uma revisitação aos lugares de outrora e, pontualmente, ao tradicional Cais do Porto.

RETRATOS

Trata-se de um momento importante, essa foto, no começo dos anos sessenta, quando de uma sessão do pessoal de apoio fraternal e espírita na casa da Dindinha, ali, na rua João Chico frente à antiga casa de dona Aurora. Muita gente aí conhecida, como o maestro Eugênio, mestre Valter, Massarico, dona Inésia, seu Luiz Barreto, seu Melo, a bela Maria Serva, o meu primo Dácio, tia Maria de Benedito Batista, Maria Pacífico da rua Sete e outros. Nesse tempo havia um contexto romântico na condução dessas atividades, quando se fazia reuniões, quermesses e orações, que serviam também para a o aprendizado e a formação de pessoas de bem.

NOVOS VEREADORES DE FLORIANO - 2008

Relação dos vereadores eleitos em Floriano - 2008 e a respectiva votação de cada um. Apenas 6 candidatos ultrapassaram os mil votos. Confira: Salomão Holanda - 1.324 Celso Cavalcante - 1.246 Professor Miguel - 1.235 Antonio Reis - 1.222 Daguia do Edgar - 1.168 Flávio - 1.014 Lauro Cesar - 922 Carlos Antonio - 906 Ana Cleide - 888 Dr. Raimundo Martins - 858 Fonte: Notícias de Floriano

Programação de São Pedro de Alcântara

Floriano é tida como uma das cidades do interior do Piauí de maior cunho religioso Programação completa das Festividades do Padroeiro do Município de Floriano. As informações são da coordenação das festividades. Convite São Pedro de Alcântara é o Padroeiro de Nossa Paróquia, da Cidade e da Diocese de Floriano. Estamos iniciando o novenário, conforme a programação, em preparação à sua festa, que acontece dia 19 de outubro. Motivados pela Instalação da Diocese de Floriano, pelas missões nos bairros, missa nas famílias, visita das imagens do Divino Espírito Santo e de São Pedro de Alcântara nas famílias e nos bairros e impulsionados pelo desejo de seguir Jesus, com a intercessão de São Pedro de Alcântara, unidos aos irmãos, convidamos a todos para participarem deste momento forte de Espiritualidade e fraternidade, que é o Festejo do Nosso Santo Padroeiro. Programação DIA 09 – QUINTA FEIRA DIA DO LEVANTAMENTO DO MASTRO. 06:30h – Alvorada 07:00h – Café da manhã no patamar da Catedral. 10:00...

BANDA FLUTUANTE

Depois de muito sucesso no passado, na época da jovem guarda, o cantor John Júnior, o conjunto Os Bravos ( foto ) e, mais recentemente nos anos setenta e oitenta, o conjunto Viazul, Floriano vem com mais uma novidade. Trata-se da banda Flutuante, reunindo ex – integrantes desses grupos do passado, como Adelmar, Neivinha, Irapuã, Carraspano e outros colaboradores, que se reúnem durante a semana para criar música de qualidade. Recentemente, a banda Flutuante teve uma participação especial na grande festa de arromba, organizada pelo nosso amigo Ozires da Marrom Glacê, onde reuniu muita gente no Comércio Esporte Clube. Seria importante se a banda Flutuante já pensasse no lançamento de um cedê, resgatando antigos sucessos desses grupos antigos e novas composições.

LIVRO CONTA A HISTÓRIA DO CENTENÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA DE FLORIANO

Já encontra-se no prelo o livro que conta toda a trajetória do centenário da LOJA MAÇÔNICA IGUALDADE FLORIANENSE Nº 865 – 1908 / 2008, escrito pelo cronista florianense Nelson Oliveira e Silva. O professor Nelson, há muito vem trabalhando nessa empreitada, onde resgata e faz um apanhado de todos os acontecimentos importantes da Loja durante essa trajetória, como a composição de todas as Diretorias, acontecimentos e fatos que mostraram o trabalho da instituição da sua luta centenária. O livro será lançado dentro em breve; além do mais, o autor vem trabalhando em outras pesquisas, como a história do Comércio e da comunidade árabe de Floriano. O professor Nelson vem prestando um serviço deveras interessante à comunidade local, contando as histórias do passado cultural, social e comercial da Princesa do Sul, onde tem sido divulgado em alguns portais e jornais de Floriano. Foto: década de cinquenta

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA FLORIANENSE

A Loja Maçônica Igualdade Florianense, no dia 11 para o dia 12 de outubro próximo, no Comércio Esporte Clube, irá receber os Deputados Estaduais Maçônicos, Tribunal de Justiça Maçônico, as Secretarias Maçônicas do Estado, o representante do Soberano Grão Mestre e representantes das lojas de Brasília e de todo o Nordeste. "A programação terá inicio no dia 11 de outubro com uma Sessão Especial, em seguida teremos um jantar para cerca de 400 pessoas e, finalizando as festividades, a partir da meia noite, será realizada uma festa dançante para comemorar os 100 anos da Igualdade Florianense" - disse Lauro Cronemberger, Venerável da loja. Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

CENTENÁRIO DA LOJA MAÇÔNICA FLORIANENSE

A Loja Maçônica Igualdade Florianense promoveu no mês de maio último uma sessão branca, evento em que a sociedade fora convidada para acompanhar uma reunião maçônica. A sessão teve a presença do Grão Mestre do Piaui, Francisco José, e contou ainda com uma palestra do maçon historiador João Lopes de Teresina. Ele falou sobre a contribuição da Maçonaria para a abolição da escravatura, discorrendo sobre a trajetória do negro e a sua inserção nos dias atuais. Além de vários convidados especiais, a sessão branca teve a presença de integrantes do movimento negro em Floriano. Segundo o maçon José Antão, presidente da comissão de eventos do centenário, a sessão branca é apenas um dos eventos programados para as comemorações dos 100 anos da Loja Igualdade Florianense completados no próximo dia 12 de outubro. Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

SELEÇÃO DE OURO

Época em que o futebol de salão de Floriano estava no auge, destacando-se dentro do contexto de nível regional, disputando torneios e campeonatos pelo nordeste a fora, ganhando vários torneios. Aí no caso da foto, observamos essa formação de grande destaque, quando esse time foi praticamente imbatível, senão, vejamos, o Arnaldo, Tim, Paulão, nego Cléber ( in memorian ), Antonio Luís Bolo doce ( in memorian ), Chico Bailarina e o estilista Puluca. No destaque, também, aparecem o técnico do time Rafael, o dirigente Pauliran e o coordenador de equipe Aldênio Nunes. O local era aquela antiga quadra do Comércio Esporte Clube, lotada.

TRAVESSIAS

Flagrante dos tempos das canoas à vela, quando ainda se disputava as Regatas de Julho. Época romântica, que os anos não trazem mais. Hoje, as disputas estão mais acirradas, modernas e o Cais do Porto com seus novos sons de tirar o sono: axé, forró eletrônico e a multidão buscando espaço para brincar o novo carnaval. Aquelas travessias eram livres, poéticas e românticas. Atravessava-se a nado até a praia do Barão numa boa, onde mostrávamos toda a nossa foba. Foram tempos bons, mas que agora teremos que enfrentar e buscar uma nova realidade e com um final feliz.