3/27/2008

CASARÕES



Fazendo uma leitura romântica, constatamos que o antigo e o novo podem, de repente, nos surpreender, principalmente quando observamos a paisagem ( foto ) extraída da inspiração do fotógrafo Agamanon Pedrosa.

Os anos passam, mas esses casarões dos anos trinta, quando Floriano começava a fluir em uma nova conjuntura social, ainda nos deixam saudosos mas ao mesmo tempo motivados para com a nossa cultura arquitetônica.

Precisamos, tão somente, saber cuidar desses nossos conjuntos arquitetônicos, através de parcerias e buscando campanhas e ou promovendo eventos de forma que possamos divulgar bem a nossa cidade para o mundo.

Foto: Agamenon Pedrosa

3/25/2008

MOURA DO CAVAQUINHO


Nasceu em 27 de abril de 1930 em São Bernardo, MA. Morou por 16 anos em Parnaíba e de lá veio para Floriano, acompanhado de seis filhos menores. Chegou a Floriano no dia 12 de junho de 1966.

Casado pela segunda vez com dona Francisca Mota Moura. Viveu com esta uma união de 26 anos, da qual nasceram três filhos. Foi portanto, pai de nove filhos.

Como representante da Capitania dos Portos, exerceu a função de capataz.

Moura foi radialista, solista de cavaquinho e seresteiro. Orgulhava-se de sua arte, orgulhava-se de ser artista. Era como artista que ele queria ser reconhecido. Ganhou o apelido de "Moura do Cavaquinho" por ter começado a tocar esse instrumento ainda menino, com idade de 7 anos.

Autodidata, foi presenteado com um cavaquinho por seu padrinho de batismo, Antônio Portela. Sempre toucou de ouvido.

A música que mais marcou a sua vida foi a música “Carinhoso”, de Pixinguinha. Nome que tomou emprestado para o seu bar.

Começou a tocar com Paganini logo que chegou a Floriano. Essa dupla iniciou as serestas em Floriano, mais precisamente no antigo Clube Mustang, que depois passou a se chamar Centel.

Tocaram em várias cidades do Piauí e também de outros estados nordestinos como: Natal, Fortaleza e João Pessoa. Tocaram juntos por 14 anos.

Moura também acompanhou Tião e Nonatinho em carnavais no Floriano - Clube, Uruçuí, Corrente e São João dos Patos – MA.

Participou da inauguração do Espaço Cultural Mª Bonita, foi puxador da Escola de Samba campeã de 1995, "Arrocha um Nó e Aperta o Outro".

Em 1996 para sua grande alegria, foi honrado com o título de Cidadão Florianense, conferido pelo Projeto de Decreto Legislativo nº. 001/98 - CM em 16/04/96, por iniciativa do vereador Francisco das Chagas Alves.

Era um cidadão ativo e solicitou um curso para canoeiros à Capitania dos Portos, o qual foi ministrado pela professora Graça Mota. E junto com os canoeiros, participou de novenas e desfiles. Mas também desenvolveu sua religiosidade participando de encerramentos de festejos, dentre os quais, o de São Pedro de Alcântara, Nossa Senhora da Guia e Santo Antonio.

Outro momento marcante em sua história, momento de grande alegria, foi quando comandou a passagem do fogo Simbólico no Pontal de Gentil Rezende Filho e deu partida a todas as regatas de Floriano.

Foi reconhecido e homenageado como artista pelo colunista social Hayalla e pelo publicitário Osvaldo Silva nos anos 1995, 1996 e 1997, recebendo certificado de destaque musical.

A ALBEARTES, também reconheceu seu talento, seu trabalho e em 11/12/1997 tornou-se sócio honorário da mesma.

Também tentou ingressar na vida política, candidatando-se como vereador em 1988.

E no natal de 2002, disse adeus para todos, pois faleceu em 24 de dezembo.

3/19/2008

FUTEBOL DE SALAO III



Outro momento importante dos antigos torneios de futebol de salão de Floriano no início da década de oitenta, quando mudara de local do Comércio para a AABB.

Na foto, o time da TELEPISA, sagrando-se vice campeão do torneio início daquela temporada.

Havia muita dedicação e as partidas todas eram acirradas, difíceis e um prato cheio para o delírio dos torcedores, que lotavam as arquibancadas.

3/18/2008

FUTEBOL DE SALAO II


O futebol de salão florianense foi, sem nenhuma dúvida, uma das modalidade e um dos expoentes da maior expressão do esporte local junto com o futebol.

Na década de sessenta e setenta, aqueles antigos torneios do Comércio e da AABB representavam um frissom terrível junto aos torcedores da cidade, provocando uma competitividade lírica, acirrada, decisiva e extremamente apaixonante.

O time do Square ( foto ), à época, destacava-se pela habilidade de seus jogadores, jogando um futebol arte, moderno e sutil, chegando a levantar várias taças para a sua história.

3/17/2008

FUTEBOL DE SALAO



Foto dos tempos do famoso torneio férias de verão e inverno nos anos sessenta, formação ( foto ) orientada pelo Teodoro Sobral.

Floriano atravessava um momento cult no esporte, cultura e lazer e a sociedade participava atentamente das mudanças que aconteciam à época.

Havia compromisso, lealdade, companheirismo e tudo fluía naturalmente, quando o tempo foi passando, a televisão tomando de conta de tudo.

Hoje, estamos num processo de transição, muita vontade, mas precisamos nos reportar ao passado bom, resgatar nossos valores, para que essas mudanças possam causar um impacto de grande revolução em nossa cultura.

3/15/2008

MISS FLORIANO - 2008


A florianense Weslane Sá ( foto ), disputou em Teresina do Concurso Miss Piauí e ficou entre as cinco primeiras colocadas.

A escolhida, no entanto, foi Marinna Lima - da Cidade de Altos, que agora irá disputar o concurso Miss Brasil no dia 16/04 em São Paulo.

A representante de Floriano, mais uma vez, esteve à altura e foi uma belíssima representante da nossa terra.

Vamos procurar incentivar mais a beleza florianense através de parcerias e outros incentivos, certo?

Fonte: 180graus.com

3/13/2008

A VELHA SERTA



Essa foto é do período da inauguração do prédio de nossa velha Sertã no final do anos cinquenta.

O preto e branco nos dá uma sensação lírica, poética e saudosa da época romântica.

Lamentavelmente, não há mais aquela poesia de outrora, a praça, os bambuais e os arvoredos de antigamente.

Resta-nos, agora, suspirar a saudade, relembrar os bons tempos do mesmo banco, da mesma praça e das coisas que não temos mais para sorrir.

3/12/2008

FERROVIARIO II


Esse aí ( foto ) é o timaço do Ferroviário de Floriano, formação que brilhou na década de sessenta, com Cabeçao, Sádica, Lino e Vicentinho na frente e Valdivino na Zaga, dando conta do recado.

Naquela época, os estádios lotavam para ver o Ferrim dar show de bola, inclusive nas cidades vizinhas.

Chegamos a fazer boas campanhas no campeonato piauiense de futebol, onde exportamos vários craques, tipo Vilmar, Pompéia, Mocó, Brarrim e Cleber.

O ADEUS DO CRAQUE PONCION



O futebol florianense se viu, de repente, surpreso, mais uma vez, com o prematuro falecimentodo piolho de bola PONCION, antes do combinado.

Estilista, jogava no meio de campo e sabia distribuir bem as jogadas para os centroavantes fazerem os gols. Durante a década de sessenta, Poncion se destacava pelo seu futebol cadenciado e o belo toque de bola.

Intuitivo, Poncion se projetava sempre pensando no resultado positivo para a sua equipe. Na foto acima, já veterano, ainda jogava com os amigos de época e matava a saudade de suas jogadas antológicas, mágicas e sutis.

Perde o futebol florianense uma peça rara de se jogar futebol e ficamos mais pobres, órfãos de jogadas bonitas que ficaram eternizadas na memória daqueles que o viram jogar.

3/11/2008

PALMEIRAS DE BUCAR


O futebol florianense sempre despertou grandes paixões e o esporte local era tratado com sentimento forte, garra e decisão de nossos dirigentes à época romântica.

Na sua época de ouro o time do Palmeiras ( foto ) era uma das equipes que mais se destacava e havia uma certa harmonia, parcerias e a torcida comparecia em peso nos campos do futebol da cidade.

Desta forma, achamos que ainda podemos reverter o quadro atual, onde comandados e dirigentes podem, corajosamente, encontrar soluções para voltarmos a brilhar, tá certo?

3/10/2008

PROPAGANDA



Foto do acervo do nosso amigo Teodoro Sobral, divulgando os produtos do Laboratório na década de vinte nos antigos carnavais da Princesa do Sul.

Havia ainda muito compromisso com a nossa realidade, a sociedade estava engajada em buscar um futuro melhor para a cidade.

Floriano, realmente, cresceu, mas precisamos fazer mais, cobrar das autoridades as melhorias necessárias na educação, saúde e cultura. Só assim Floriano fará a sua transição para o futuro.

3/09/2008

MORRE MARICILDES COSTA


Faleceu na última-sexta, dia 07 de março, em Uberlândia, Minas Gerais, a nossa querida ex-Miss Piaui Maricildes Ferreira da Costa.

Maricildes fora a representante de Floriano no concurso de 1964 e sagrou-se eleita com grande desenvoltura e beleza, ficando conhecida no cenário nacional, inclusive com fotos na antiga revista O CRUZEIRO.

Maricildes Costa casou-se em 1975, quando passou a residir-se na cidade mineira de Uberlândia.

Lamentamos, profundamente, o prematuro falecimento de nossa bela miss, que deixou uma marca grandiosa no mundo da beleza piauiense.

Fonte: noticiasdefloriano.com.br

3/07/2008

FERROVIARIO



Esse time aí ( foto ) do Ferroviário foi o grande destaque de nosso futebol nos anos cinqüenta, formação esta que projetava o nosso futebol romântico.

Comandado pelo goleiro Nelson Oliveira, nessa época as coisas eram feitas na base de decisões firmes e a arte do futebol era apreciada ao vivo e a cores do começo ao fim.

Lamentavelmente, hoje estamos atravessando um período magro e sem perspectivas, a não ser casos isoladamente bem planejados para se manter um padrão de conduta e de divulgação.

CONCURSO MISS PIAUI


A bonita jovem e acadêmica de biologia Weslane Sousa Sá será a representante de Floriano no concurso Miss Piaui 2008, que será realizado no dia 12 deste mês, em Teresina.

Weslane Sousa, de 21 anos e 1,75 mts de altura t em recebido o apoio local para a sua campanha na luta por mais um título para a Princesa do Sul.

O Concurso Miss Piaui 2008 será exibido ao vivo pela TV Cidade Verde, dia 12, às 19 horas, direto do Clube Atlantic City, na capital piauiense.

Já tendo ganho o concurso de beleza promovido pelo Comércio Esporte Clube, Weslane já está em Teresina, onde deverá cumprir vasta programação pré-concurso.

Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br

3/06/2008

INAUGURAÇAO



A foto ao lado mostra o momento da inauguração do Posto São Cristóvão de propriedade do senhor Bethoven Brandão na avenida Bucar Neto no ano de 1964.

Várias autoridades presentes, dentre elas o nosso querido padre Pedro, Amílcar Sobral, Chico Reis, Abílio Neiva e a pequena Lavinia Brandão, dentre outros.

Momentos que recordamos para preservar a memória fotográfica dos acontecimentos de Floriano dos áureos tempos em que a cidade vivia momentos importantes de sua história.

3/05/2008

ÉPOCA ROMANTICA


Naquele tempo, época romântica, as famílias do interior geralmente tinham carradas de filhos, um atrás do outro, fora os do pensamento, pois não havia televisão, como dizem por aí.

E tudo ia bem, todo mundo feliz, cada qual com o seu ofício e as coisas andavam às mil maravilhas, todo mundo feliz.

Hoje, ao contrário, o estresse é enorme, pessoas preocupadas, velozes, apressadas, congestionamento No trânsito, nas repartições, situações hilárias que nos deixam perplexos e perfeitamente idiotas.

Precisamos reverter, a qualquer custo, esse quadro, essa realidade cruel. Vamos dar as mãos, ir mais vezes à igreja, rezar, fazer a diferença e dar o exemplo, tá certo?

A foto acima é da nossa família, os Melo e eu sou o terceiro abaixo da esquerda para a direita, timidamente, com as mãos no bolso, foto tirada pelo Epaminondas em 1964 ao lado da igreja matriz no caramanchão dos engraxates.

Como éramos felizes e não sabíamos, hein?

CINE NATAL



Vejam só o velho tempo bom de nossas manias, o Cine Natal na década de cinqüenta, onde fora, digamos assim, um dos pontos mais aconchegantes da Princesa à época.

Lamentavelmente, com toda essa tecnologia de que dispomos, não há mais um cinema qualquer na cidade, pois não precisamos mais, as locadoras e salas de bate papo tomam de conta do pedaço.

O que falta, naturalmente, seria acreditarmos na nossa cultura, promover a causa, o resto viria nas conseqüências e, no final, era só correr para o abraço.

3/04/2008

EDUCANDARIO SANTA JOANA DARC


O Educandário Santa Joana Darc comemorou no dia primeiro de março 57 anos de sua fundação, com a realização de diversas atividades sócio – recretativas.

Estão sendo promovidos no período comemorativo os II JOGOS ESTUDANTÍS, reunindo várias escolas de Floriano, resgatando, assim, um pouco de nossa antiga Semana do Esporte.

Além do mais, a escola estará comerandos, também, os setenta anos da chegada das irmãs mercedárias

ESCROTINHOS DA BOLA



Recebemos do nosso amigo Cesar um documento importante da fase complementar do futebol amador de Floriano.

Trata-se do time dos Escrotinhos da Bola, que no dia 29 de março vindouro estará comemorando seus vinte anos de fundação na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB.

Os Escrotinhos da bola foi campeão recentemente do campeonato suburbano local, promovendo, desta forma, um resgate de suma importância daquela fase romântica.

Na foto, observamos os piolhos de bola, Pauloínho, Mocó, Evandro, Pedrinho, César, Valdo, Léo, Mindim, Bodão, Padeco, Judson, Pepeta, Marcão, Carloínho, Tonhô ( cracasso ) e outras feras.

3/03/2008

CAMPEONATO PIAUIENSE


Começou no último final de semana o campeonato piauiense de futebol, sem a presença de tradicionais times, como o Flamengo de Teresina, Cori-Sabbá e Princesa do Sul de Floriano e o Carcará de Oeiras.

Lamentamos, profundamente, essa ausência, pois o torneio desse ano estará, efetivamente, esvaziado e destinado ao fracasso e nivelado por baixo. Não conseguimos entender as razões dos dirigentes piauienses em deixarem equipes de tradição de fora do campeonato atual. É muita mediocridade.

Por outro lado, temos saudades do nosso futebol amador, naqueles tempos maravilhosos, quando o time do Brasil de Almeida ( foto ), por exemplo, lotava o Mário Bezerra e arrebentava pelo interior do Piauí.

3/01/2008

DEBORAH KALUME


A atriz florianense Deborah Kalume, filha de nosso amigo Antonio de Pádua Kalume, que trabalha na série Malhação, da Rede Globo, foi um dos destaques do programa diário `Video Show´ da mesma emissora.

Nesta sexta-feira (29/02), Deborah participou do quadro Luz, câmera, Malhação! no Programa Video Show e acompanhou a banda Aviões do Forró em um encontro musical com boa parte do elenco. Como uma boa piauense caiu no arrasta-pé!

Na série brasileira "Malhação", Deborah Kalume vive uma professora de teatro, casada com um economista, que adora lecionar e ama a filha adolescente Gisele. É apaixonada por sua arte e os alunos ficam contagiados por suas lições.
Em seu blog a florianense descreve toda sua empolgação com a atuação. “É muito legal conviver com essa garotada toda aqui no Projac, durante as gravações, nas salas de aula... A gente brinca bastante! É o meu primeiro trabalho na televisão. Está sendo muito produtivo e também estou aprendendo muito com a galerinha. Eles estão mandando super bem. Estou adorando isso! E espero que vocês gostem e acompanhem. É isso aí! Torçam pela professora Eneida”.

Casada desde 2003, com o cineasta Fábio Barreto a atriz já trabalhou em filmes de destaque como "Nossa Senhora de Caravaggio - O Filme".

Fonte: Riachãonet

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...