3/28/2019

Florianense se torna mestre em História do Brasil com pesquisa sobre prostituição

Fonte: florianonews.com

A historiadora e agora mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí, florianense Irisneide Máximo, apresentou sua tese de dissertação nesta terça-feira em Teresina e foi aprovada com louvor tendo ainda seu trabalho indicado pela banca avaliadora para publicação. Faz pouco mais de dois anos que Irisneide saiu de Floriano rumo a Teresina em busca desse desafio.

Sua pesquisa, intitulada como “DESEJO, PRAZER E DOR: faces da prostituição feminina em Floriano-PI entre as décadas de 1930 à 1970” teve a orientação do professor doutor Francisco Alcides do Nascimento.

Segundo o projeto de pesquisa da historiadora florianense, a ideia foi investigar a história e a memória da prostituição na região do cais da beira rio de Floriano. Assim, por meio das memórias as tramas e as sociabilidades existentes neste espaço urbano, a pesquisa abrangeria as três principais Zonas de prostituição, Lajedos, Pau Não Cessa e Sovado do Cão entre 1930-1970.

Irisneide explica que buscou-se através da história oral reencontrar os personagens que protagonizaram esse mundo, fazendo uso de suas memórias para revisitar os espaços e relações sociais desenvolvidas nesses ambientes. “Como estavam situadas principalmente nos arredores do Cais da Beira-Rio essas zonas tiveram intensa movimentação oportunizada pelo dinamismo e navegabilidade do rio Parnaíba”, conta.

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...