12/17/2017

Retratos de Floriano

Chegada avião em Floriano
CHEGADA DO PRIMEIRO AVIÃO EM FLORIANO - 1934

Resgate da Memória Da Cidade De Floriano - V Memórias de Djalma Silva

Em 1934, deu-se em Floriano um grande acontecimento. A chegada do primeiro avião.

O fato teve lugar em 14 de julho, com a esticada até a cidade de um aparelho do Correio Aéreo Nacional que fazia a linha Fortaleza -Teresina, comandado pelo Capitão Neto Macedo.

A Prefeitura administrava o campo de pouso no Meladão na previsão de que a linha C.A.N. fosse estendida até Floriano. E, antes que os vôos fossem autorizados, o doutor Teodoro Ferreira Sobral, então prefeito do município, conseguira a vinda oficiosa do aparelho.

Ficou estabelecido que, acertada a hora da saída do avião de Teresina, a população seria avisada por meio de foguetes.

E assim aconteceu.

Pouco depois das treze horas os foguetes estrugiram ( estrondo, barulho ) no ar. O comércio fechou suas portas. As escolas e repartições também. Uma grande massa de pessoas acorreu ao Meladão usando os mais diferentes tipos de transporte; muitas indo mesmo a pé.

Eu fui de jumento. Um lerdo animal, emprestado por José Leonias ( já pensou! ), marido da minha tia Joana. O mesmo, verdadeiramente, um “orelhão” ou filósofo” no dizer do povo, não era de nada. Deixando à sua vontade mal trocava os passos. Picado de esporas e surrado de chibata, apressava-se um tiquinho e voltava a trocar os passos me irritando.Assim que até o campo onde cheguei nervoso e cansado.

Mais ou menos as dezesseis horas o aparelho sobrevoou o rústico campo e pousou na pista arremetendo contra o povo que imprudentemente havia convergido para ela para ver melhor. Um dos imprudentes acenou desesperadamente com as mãos e a população recuou um pouco dando passagem ao barulhento avião que lá adiante parou. Uma poeira infernal, escura, a assistência a correr para a orla próxima da mata. Mas logo depois ela voltou a cingir o aparelho já de hélices paralisadas.

Após pequena demora, o avião alçou vôo. A linha regular só tempos depois seria estabelecida.

NOTAS IMPORTANTES:

1. O único meio existente na época para uma comunicação rápida.
2. Irmã da mãe do autor;
3. O rústico campo é onde está hoje o bairro Irapuá II.

Transcrito do Jornal de Floriano, Edição nº 326 de 1985, por Seu *Nelson Oliveira.
Pesquisa: César de Antonio Sobrinho.

Foto: Teodorinho Sobral / Fonte: www.florianoemdia.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá boa tarde. Somos do IG @floriamo no Instagram e sempre acompanhamos suas postagens repletas de belas histórias sobre nossa Princesa do Sul. Pretendemos postar uma foto sobre a Barbearia Floriano, que fica ali na Rua Alfredo Estrela, e gostaríamos de saber se você(s) do Portal de Floriano possuem alguma informação sobre o local?Proprietario, data de inauguração, histórias antigas, visitantes conhecidos... Qualquer coisa ajudaria muito. Nosso contato se faz via direct no Instagram. De já agradecemos. Abraço.

janclerques marinho de melo disse...

Vamos buscar e garimpar as informações solicitadas.

Aguardem.

Janclerques

janclerques marinho de melo disse...

Em tempo: O proprietário ainda é vivo o dono da Barbearia floriano que funcionou na r alfredo estrela num salão da viúva do sr david , sra Rosa mazuad. tem também o filho dele que é adogado( já foi secretário do prefeito joel) ; vou tentar licaliza- lo e perguntarei os dados solicitados; ele fechou na época da civid; fiz muito minha barba c ele, o cabelo a mais de 20 anos corto c Célia, ótima cabeleireira , comecei qdo Salão dela era na Galeria Calisto lobo na pca Cel Borges, depois no posto trevo no balão do zé leão e a alguns anos ela está num prédio próprio na E de Aguiar depois do Anel viário (Fonte: Teodoro Sobral).

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...