6/25/2017

Multidão acompanha posse de Dom Edivalter como novo Bispo da Diocese de Floriano

Posse de Dom Edivalter

Uma multidão de fieis acompanhou a posse de Dom Edivalter Andrade, na noite do último sábado (24), como novo Bispo da Diocese de Floriano.

A cerimônia, realizada no adro da Catedral São Pedro de Alcântara, pôs fim a uma espera de quase um ano aos fiéis da Diocese de Floriano. Dom Edivalter Andrade recebeu a missão, em março, por decisão do Vaticano, e tomou posse diante de milhares pessoas, com um público composto por líderes políticos, religiosos, familiares e a comunidade católica.

O novo pastor foi recebido por volta das 16h00 por uma grande comitiva na entrada da cidade. Na ocasião o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, fez a entrega simbólica das chaves da cidade para Dom Edivalter, que também foi presenteado com os símbolos da Diocese, representados pela carnaúba, água e terra com imagem da Imaculada.

A celebração teve início por volta das 18h00h, quando o agora 3º Bispo Diocesano de Floriano chegou à Catedral ovacionado pelos fiéis e se ajoelhou diante do santíssimo. Houve o início da missa, com a palavra do Padre Ivam Alves Mendes, que exerceu a função de administrador diocesano durante o período de sé vacante.

Na sequência, o representante do clero, Padre Ângelo Márcio Oliveira, fez a leitura do mandato apostólico com a nomeação do Bispo eleito. O ato de posse foi concluído com a assinatura da ata de posse, entrega do báculo (cajado, sinal do pastoreio), tomada de posse (cátedra com o brasão estampado, sinal da missão de ensinar) e Hino da Diocese.

Esteve presente na missa de posse o governador Wellington Dias, secretários de Estado Merlong Solano e Francisco Costa, os deputados federais Assis Carvalho e Silas Freire, o prefeito Joel Rodrigues, vereadores e lideranças comunitárias.

O governador cumprimentou o novo Bispo em nome do povo do Piauí. "Sei da importância da presença de Deus no coração do nosso povo. É isso que move a esperança da nossa gente. Saiba que pode contar com a parceria do Governo do Estado, afinal, sabemos da importância da Igreja Católica no trabalho social com crianças, idosos, dependentes químicos e tantos outros. Acreditamos e temos excelentes expectativas com a sua vinda", declarou Wellington Dias.

Dom Edivalter Andrade foi designado para ocupar o lugar deixado pelo Bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos, que foi transferido para a Diocese de Amargosa, no estado da Bahia, onde foi empossado em julho de 2016.

Dom Edivalter Andrade foi designado para ocupar o lugar deixado pelo Bispo Dom Valdemir Ferreira dos Santos, que foi transferido para a Diocese de Amargosa, no estado da Bahia, onde foi empossado em julho de 2016.

(Fonte: florianonews.com).


Nenhum comentário: