12/19/2016

RETRATOS

Antiga avenida José Messias 

O tempo passa e vamos observando a cidade mudar em todos os seus aspectos sociais, econômicos, culturais e arquitetônico.

Como se vê (na foto), a antiga avenida José Messias, hoje denominada para avenida Bucar Neto. Observamos essa movimentação no sentido da subida da avenida rumo ao Mercado Central (construído) na gestão do prefeito José Bruno dos Santos no início da década de setenta.

Os prédios e os casários vão se alterando, mudando e recebendo uma nov arquitetura, moderna, dinâmica e desenvolvimentista. No entanto. os velhos e bonitos casarões foram e vão, ao longo do tempo, sendo dizimados, destruídos e dando lugar a prédios e lojas tipo caixa de sapato, como aconteceu, recentemente, com o velho casarão do Cine Natal.

Lamentavelmente, não temos ainda uma postura consensual com relação ao nosso patrimônio arquitetônico e nenhuma gestão fiscalizatória para tal. Os nossos gestores municipais, empresários e lideranças estão deixando ao acaso a bonita arquitetura de Floriano para o deus dará.

Ai de ti, Floriano!

Nenhum comentário:

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...