5/17/2016

Retratos

Matriz São Pedro de Alcântara

Matriz - Anos de 1960
Segundo o professor Luís Paulo, nessa época, por volta do ano de 1957, a nossa matriz passava por uma reforma pontual, tempo em que a nossa Princesa passava por um processo de desenvolvimento surreal.

Segundo Teodoro Sobral, "Depois que Doutor Sebastiao a construiu, Chico Reis a reformou no início dos anos 60, idem Manoel Simplicio e por ultimo Joel. É hoje totalmente diferente, não tem mais a rua em frente à igreja, mas as estátuas de Floriano Peixoto e Dr Sebastiao permaneceram".

Professor Luís Paulo avalia que  "Não conseguiram jogar no lixo, ainda, a estátua de Sebastião Martins, nem o busto de Floriano Peixoto. A Placa que o Presidente Figueredo mandou, homenageando Floriano, que ficava abaixo do busto, foi jogada no lixo, literalmente, quando da última reforma, ilustre Teodoro Sobral. Aqui nada é preservado. Cuidado Afonso Nogueira, que está ai na beira do cais. Qualquer dia desses..."

"Que foto bem feito pelo Farias, Teodoro Sobral. Ao fundo a velha casa de Salomão Mazuad. O coreto já havia sido modificado. Essa limpeza é mais ou menos de 67/68. Foi a primeira limpeza, feita pelo Pe,Pedro. Idem o forro de madeira", conclui o professor Luís Paulo.

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...