1/15/2016

FALECEU O NOSSO AMIGO CHICOLÉ

Faleceu, ontem, o nosso amigo Chicolé, grande craque do futebol piauiense dos anos de 1960 e 1970.

Chicolé com Amigos

Começou a despontar na cidade de Floriano, quando arrasou como grande jogador de futebol, jogando principalmente pelo Palmeiras de Bucar.

Nossas condolências à família e, como sempre abordamos, Chicolé partiu antes do combinado, mas aqui ficarão as lembranças e no céu certamente fará jogadas bonitas para celebrar a sua história aqui na vida.

Chicolé: de Floriano para fazer história no futebol piauiense

Chicolé, grande figura!
Fonte: sitedobuim.blogspot.com
 O nome de bola podia até parecer esquisito ou engraçado, mas foi mesmo como Chicolé que o florianense Francisco Cesar Lima fez carreira como atleta profissional no futebol piauiense. Francisco Cesar Lima (Floriano-PI, 02/06/1948), surgiu no Ferroviário, de sua terra natal, ocasião em que se destacou e terminou vindo para o River, onde teve uma passagem meteórica.

As grandes alegrias só aconteceram quando o Flamengo apostou no seu futebol e deu-lhe a oportunidade de atuar ao lado de outros craques consagrados, como Matintim, Mota, Gringo, Carlinhos e Décio Costa. Epoca em que viveu um dos momentos mais inesquecíveis de sua trajetória como atleta - o empate com o Sport Recife, pelo Torneio Norte-Nordeste, em 197o. Chicolé entrou no segundo tempo, substituindo a Pedrinho, e fez uma grande atuação contra o Leão da Ilha do Retiro, no Lindolfo Monteiro lotado pela torcida piauiense.

No quadro rubro-negro, Chicolé conquistou o bicampeonato piauiense em 1970/71, atuando mais tarde no Tiradentes e no Moto Clube. Antes de encerrar a carreira, o ponta esquerda de dribles fáceis jogou no Botafogo, em 1975. A torcida não lhe esqueceu, não só pelo apelido engraçado, mas também pelo bom futebol.
Fora dos gramados, além de agrimensor, Chicolé tornou-se um eficiente bancário, passando vários anos nos quadros do Banco do Estado do Piauí, onde terminou se aposentando. Da terra de Vilmar, Zuega, Mocó e Walberto, soube honrar as raízes e também fazer história como um dos ídolos rubro-negros de todos os tempos.
CLUBES EM QUE JOGOU NO FUTEBOL PIAUIENSE

Ferroviário Atlético Clube (Floriano)
River Atlético Clube (Teresina)
Esporte Clube Flamengo (Teresina)
Sociedade Esportiva Tiradentes (Teresina)
Botafogo Esporte Clube (Teresina)
PRINCIPAIS TÍTULOS 
Campeonato Piauiense da 1ª Divisão 1970 (Flamengo)
Campeonato Piauiense da 1ª Divisão 1971 (Flamengo)
ALGUNS JOGOS MARCANTES
11/05/1965 - Ferroviário 1x0 Piauí - Estréia no Campeonato Piauiense, com apenas 17 anos.
08/07/1970 - Flamengo 7x1 Fluminense - Estréia oficial no Flamengo, oportunidade em que marcou também seu 1° gol em Campeonato Piauiense.
25/11/1970 - Flamengo 1x1 Sport Recife - Uma grande exibição de Chicolé no LM.
  
16/12/1970 - Flamengo 1x0 Piauí - O Flamengo é campeão piauiense, e Chicolé conquista seu primeiro título estadual.
25/07/1971 - Flamengo 3x0 River - 1° jogo da final do Campeonato Piauiense.

3 comentários:

corrupçao e indignaçao disse...

Vai com Deus, Chicole! Grande pessoa!!

Brasílio Barbosa disse...

Fica aqui meus sentimentos a família de meu amigo Chicolé. Grande ponteiro esquerdo que jogou pelo meu querido Esporte Clube Flamengo de Teresina-Pi. Conheci Chicolé jogando futebol de salão pela antiga Escola Industrial e que mais tarde passou a chamar Escola Técnica Federal do Piauí. Assistir grandes jogos ali nas quadras a escola e no Liceu Piauiense, Chicolé tinha um potentíssimo, depois na década de 70, jogando ao lado de Mota, Odaci, Décio Costa, Gringo, Matintim Zé do Braga Carlinhos Eliezer e tantos outros craques.Fica com Deus Chicolé de um admirador seu. Brasílio Barbosa.

corrupçao e indignaçao disse...

Vai com Deus, Chicole! E tua familia fica no conforto de Deus e dos amigos!!