10/30/2015

RETRATOS

RUA JOÃO CHICO

Extensão: 2 KMs

Inicia na Av. Fazer Bucar (Galeria)

Termina na Av. Dirceu Arcoverde (Anel viário)

Atravessa: Rua Hermano Brandão, Rua José Coriolano, Rua São João, Rua De fala Attem, Av. Eurípedes de Aguiar, Rua João Dantas, Rua Antonino Freire, Rua Nogueira Paranaguá, Rua Desembargador Everton, Rua Delson Fonseca, Rua Emídio Gabriel, Rua Marinho de Queiroz.

Quem foi João Chico?

João Francisco Pereira de Araújo, Primeiro Intendente (atualmente Prefeito) de Floriano-PI, seu governo foi de 1892 a 1896.

João Chico, nasceu em Amarante-PI, era um preto muito inteligente, falante e muito prosa.
Sua primeira atividade foi mestre de obras, depois abriu loja comercial, fez fortuna, e foi se destacando paulatinamente, sem qualquer tradição política, viu-se de repente no centro das atenções da população local e cogitado por gregos e troianos para candidato ao chefe da municipalidade nas eleições que avizinhavam. Foi agraciado com a patente de Coronel da Guarda Nacional, e tido como construtor-mor da cidade.

Executou uma administração a salvo de quaisquer críticas, abriu ruas, foi ele, também, quem construiu a primeira igreja, erguida na praça 14 de Julho (Sebastião Martins), em frente à atual matriz de São Pedro de Alcântara. Era uma edificação sólida, com espessas paredes, em gracioso estilo barroco.
Quanto ao cemitério, que se chamou São José, no bairro Manguinha, foi construído todo murado, com largo portão de entrada e um pequeno necrotério.

Bela história! Passam mais de 100 anos e continua sempre lembrado!

Fonte: Floriano: Sua História, Sua Gente/josefina Demes
Pesquisa: César Sobrinho

Um comentário:

Unknown disse...

gostaria de saber se existem em algum lugar fontes que relatam como o primeiro intendente da cidade de Floriano conseguiu se eleger, pelo fato do mesmo ser negro, pois sabemos que até hoje a inclusão do negro na politica é muito difícil. pretendo estudar este marco nesta época. flaviopereiraribeiro@hotmail.com

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...