10/25/2015

Faleceu Francisco das Chagas Pereira

Chiquinho no São Paulo de Carlos Sá 1964
O CHIQUINHO,

Tomamos conhecimento, hoje pela manhã, da notícia do falecimento do nosso amigo Francisco das Chagas Pereira - o CHIQUINHO, em Brasília, onde residia ao lado de seus familiares.

Chiquinho foi um dos grandes craques do futebol romântico do campo dos artistas (foto à direita), destacando-se pela sua habilidade individual, velocidade e faro para fazer os gols.

Jogou no Botafogo de Gusto, Flamengo de Tiberinho, Ferroviário de Pedro Crente; no Reno de José Amâncio e no São Paulo de Carlos Sá (foto acima), onde ele aparece agachado na ponta esquerda.

Segundo se sabe, a foto do São Paulo foi uma das primeiras no formato colorido, mas o tempo foi desgastando-a e, infelizmente, somente dispomos dela no aspecto preto e branco. Foi ele mesmo quem nos concedeu para recuperá-la e fazer a sua revitalização.
Chiquinho em Floriano

Ainda nos anos de 1970 Chiquinho foi morar em Brasília ao lado de seus familiares, como Puluca, Janjão, Ceiça da Farmácia Rocha, Fatinha, Gerardinho e Nonatinho. Todos souberam adaptar-se na Capital Federal.

Chiquinho começou a estudar, trabalhar e, ainda no futebol, mostrou seu talento em alguns tomes de Brasília. Nas suas férias, voltava a Floriano para rever amigos e parentes.

Há pouco tempo participou, em 2004, de uma exposição dos times de Floriano de todos os tempos, organizado pelo nosso amigo Teodoro Sobral, onde ele se confraterniza com vários amigos do passado, veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Ce59mPMkCPM do nosso canal do youtube.

Chiquinho era casado e teve três filhos, todos formados e dando continuidade aos seus anseios de cidadão batalhador, onde soube enfrentar até o fim com muita disposição as adversidades que a vida nos proporciona, superando com altivez e determinação as dificuldades normais do dia a dia.

Chiquinho, você partiu, como sempre dizemos, fora do combinado, mas no céu você vai continuar brilhando com outros filhos da terra que já se foram, fazendo novos gols celestiais.

4 comentários:

apolinario(puluca) disse...

Quero agradecer ao colega marinho pela reportagem do falecimento em Brasilia de meu irmao chiquinho, valeu cara obrigado! Apenas quero esclarecer que o nome de chiquinho é Francisco das Chagas Pereira, e que deixou três filhos adultos, duas mulheres e um homem.

puluca

Unknown disse...

A família Pereira fica bastante feliz e agradecida pela matéria acima referente ao filho, irmão, espôso e pai Chiquinho. Os familiares agradecem o reconhecimento e a solidariedade de todos os florianenses, manifestados neste momento de dor e pesar.
Muito obrigado Marinho.
Ass.: Família Pereira

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Chiquinho, como carinhosamente era chamado pelos amigos florianenses, para nós, um Pai atencioso, amoroso e afetuoso, encontra-se feliz junto ao Criador.
Agradecemos as palavras e o carinho sincero demonstrados na reportagem.
Filhos, Esposa e Familiares.

Prefeito de Floriano assina ordens de serviço para asfaltar ruas e ampliar rede elétrica

  O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Lourenço Marcos, e os representantes d...