8/26/2015

Lançamento Coleção Florianenses, Volume 4 em Teresina

Lançamento Coleção Florianenses, Vol. 4


Fonte/Fotos: www.cabecadecuia.com

A comunidade florianense se reuniu na noite desta terça-feira (25/08) para festejar o lançamento em Teresina da IV Edição da Coleção Florianenses. Depois do sucesso do último dia 07 de julho, quando ocorreu o lançamento em Floriano, no Rio Parnaiba Hotel,  do trabalho idealizado, organizado e editado por Cristovão Augusto Soares de Araujo Costa, Luiz Paulo de Oliveira Lopes, Rosenilta de Carvalho Attem e Teodoro Ferreira Sobral Neto, os florianenses da capital já podem apreciar as novidades do novo livro..

O 4º volume da Coleção Florianeses, com  381 páginas, destaca a história de vida de 28 personalidades daquela cidade.


O evento em Teresina, tal qual o de Floriano que vendeu cerca de 200 exemplares, reuniu florianenses e descendentes radicados em diversas partes do país e em outras cidades do Piauí.

Foram homenageados, nesta edição:

Doca Borges, Eurípedes de Aguiar, Nilmar Rocha, Heonir Rocha, Barjonas Lobão, Dom Edilberto, Mestre Eugênio, Chico Reis, Gervásio Medeiros, Affonso Nogueira, Rafael Rocha, Olindo Nunes, Gonçalo Castro, Zé Fontes, Adala Attem, Manoel Almeida, Defala Attem, Mário Bezerra, Nicodemos Sousa, Pedro Maranhense Costa, Cazuza Ribeiro, Bento Leão, Francisquinha Silva, Raimundinho Caboré, Pedro Castro, Gilberto Guerra, Cícero Rocha e Nazareno Araújo.

Cristóvão Augusto informou que os editores já trabalham coletando material e realizando pesquisas para que em julho de 2016, todos possam apreciar o 5º volume da Coleção Florianenses.

Ainda segundo Cristovão Augusto, muitos tem dado sua colaboração para o sucesso deste fato impar em cidades brasileiras. O prefeito Gilberto Guerra Júnior, cujo pai é um dos homenageados desta edição, compreendendo a importância da coleção na construção da história do município, autorizou que a prefeitura municipal  adquirisse vários exemplares para leitura dos alunos em salas de aulas nas escolas de Floriano.

Na ocasião do lançamento em Teresina, um grande colaborador da Coleção Florianenses, desde seu início, o jornalista Deoclécio Dantas, falecido no último dia 10, foi homenageado pelos editores na pessoa de Cristovão Augusto:

"Deoclécio Dantas foi um apoiador e incentivador da Coleção Florianenses desde seu nascimento, tanto é que foi convidado a escrever a contracapa do primeiro volume. Filho de florianenses, sempre foi o primeiro a divulgar os lançamentos da Coleção Florianense, tanto em Floriano  como em Teresina, em rádios, jornais e portais.", afirmou o amigo e editor Cristovão Augusto .

Cristovão  lembrou também que após os lançamentos dos volumes, Deoclécio Dantas publicava comentários sobre os livros, como o que fez em seu blog "O Passado Manda Lembranças", aqui no www.cabecadecuia.com em um artigo intitulado "Floriano preserva sua memória.".

Cristovão destacou ainda duas outras matérias que revelam fatos que somente estarão no próximo volume, mas que já haviam sido apresentados 'em primeiro mão' aos seus leitores, sobre fatos pitorescos da história de Floriano.
Uma delas revela que "Floriano já teve filial de loja em Parnaíba",  quando a lógica, nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, era a de instalação, em Floriano,  de estabelecimentos comerciais com matriz parnaibana.
"A Fundação Floriano Clube saberá quardar bem guardado, este apoio que teve e terá grande importância na nossa disposição de editar a Coleção Florianenses na pessoa do profissional, do amigo, homem e do cidadão Deoclécio Dantas. Lembrar sempre, mas com aplausos", finalizou emocionado Cristovão Augusto.

Tito Dantas, filho de Deoclécio Dantas, presente ao evento, juntamente com a esposa e o irmão D'Sordi Dantas, agradeceu em nome da família.

Um comentário:

Lucia Bucar disse...

Parabéns à matéria, ao Blog e à Floriano - que inspirou o belo trabalho da equipe da Coleção Florianenses, Volume 4 - voltada à memória daqueles que marcaram, de alguma forma, a vida da cidade. Lúcia Bucar

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...