7/31/2015

RETRATOS

SQUARE E TAPIOCA - DOIS TIMAÇOS

Colaboração: César de Antonio Sobrinho

O nosso amigo Adelmar Neiva da rua São João nos conta que o time do SQUARE na década de 70 – “era uma máquina. O negócio é que o treinador daquela bela formação, Rafael Ribeiro Gonçalves ( o bicho era tipo o Bernardinho do vôlei ), sempre foi exigente e o treinamento era puxadíssimo, terrível, uma loucura, o time voava, os atletas todos garotões, um preparo físico invejável e como os jogos eram realizados à noite ficava muito mais fácil o desempenho dos craques!”

- Adelmar, onde se realizavam os treinos?

- Na quadra do Comércio Esporte Clube.

- Qual era a formação do time daquela temporada?

- Os piolhos Gilmar Duarte, Gilson, Naldinho, Ieié, Roberto Holanda, Adelmar Neiva e Zé de Marizaura.

- Você lembra de algum lance em especial?

- Sim, o nosso time tinha um fundamento no ataque, tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo, que terminava em gols de Ieié, o jogador que mais vi fazer gols da linha de fundo e sem ângulo.

- Como era essa jogada, Adelmar?

- Quando eu apanhava a pelota no meio, Ieié se deslocava para o canto da quadra e quando recebia o pneu fazia o mais dificil, o gol da linha de fundo sem ângulo, impressionante a sua capacidade de finalização, um verdaeiro espetáculo!

- Na sua época você lembra de mais algum jogador de destaque?

- Lembro-me de três: Antonio Luis, Cleber Ramos e Naldinho! Bolo Doce foi o jogador que mais fez gols, Cleber era um alegria só, um cracasso, e Naldinho, verdadeiro estilista, driblava todo time adversário, era um artista da bola!

- Depois do Square, você chegou a jogar em outro time?

- Ah! Me lembrei! Fizemos um time chamado de TAPIOCA!

- Nossa! TAPIOCA!? A turma era criativa, hein!

- Muito criativa, mesmo, e o mais engraçado é que nas camisas colocavá-mos os nomes: GOMOSO, BEIJÚ...

- Quem jogava nesse time do TAPIOCA?

- Gilmar Duarte, Serjão, Naldinho, Adelmar Neiva, Ieié.


SÃO HISTÓRIAS FAMOSAS DE NOSSO TRADICIONAL FUTEBOL DE SALÃO.

4 comentários:

Gilberto Lima disse...

Para mim, o SQUARE foi o melhor time de futebol de salão de todos os tempos da nossa querida Floriano.
Inesquecível foram os jogos disputados durantes os torneios de férias na quadra do Comércio Esporte Clube.
O escrete era formado basicamente por Gilmar; Gilson; Roberto Holanda; Naldinho ou Adelmar e Ieié.
Era um esquadrão imbatível.
Quanta saudade da minha terra.

Unknown disse...

QUERO PARABENIZAR AO COLEGA SOBRE O TIME DO SQUARE DE FUTEBOL DE SALÃO DE FLORIANO, NO ENTANTO, GOSTARIA DE LEMBRAR QUE O TIME QUE DEU INICIO AO TIME DO SQUARE E QUE FICOU NA HISTORIA, ERA FORMADO POR : GILMAR DUARTE, GILSON DUARTE, ROBERTO HOLANDA, "PULUCA", GILDECIO E TAMBÉM FAZIA PARTE DA EQUIPE IEIE, DEPOIS VIERAM OUTROS BONS ATLETAS NOS ANOS SEGUINTES.NA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO DO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE SALÃO, NOS FICAMOS EM TERCEIRO COLOCAÇÃO, APOS VENCER O TODO PODEROSO CLUBE DE REGATAS , E DANDO O TITULO PARA A AABB, FICANDO O REGATAS EM SEGUNDO LUGAR.

ESSA É MINHA COLABORAÇÃO

PULUCA

janclerques marinho de melo disse...

Em tempo:

Na verdade, segundo nos conta o ex-jogador Puluca, a formação do time do Square veio da junção do time do Botafogo e do time do Flamengo de Yeyé e, posteriormente, antes de ir para Brasília estudar, Puluca ainda jogou no Vingança, Regatas, Comércio, AABB e Acauã, onde brilhou em todos eles.

puluca disse...

Quero lembrar que o time "SQUARE" é uma palavra em ingles, que significa "PRAÇA" em portugues, tinha muitos times de meninos que não participavam do torneio de futebol de salão do comercio de adultos a noite.Eram torneios na quadra de salão do comercio, no horario diurnos, para não concorrer com o torneio noturno de adultos, tinha vários times de meninos, dentre eles o BOTAFOGO DO JULIMAR, O FLAMENGO DO IEIE, dentre outros, aí entao , reunidos na praça dr. sebastiao martins, bar do sertao, resolvemos participar dos campeonatos de verao e inverno, na quadra do comercio sport clube, o colega julimar juntou os dois times, Botafogo e Flamengo, e fez o famoso "SQUERE", àquela época, formado por gilmar duarte goleiro, gilson duarte, roberto holanda, puluca, gildecio filho de criação do dr.filadelfio, ieie, dentre outros.

puluca

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...