7/06/2015

Parnaíba teve filial de loja de Floriano

Casa Marc Jacob e Moraes Correa, ambas de Parnaíba, tiveram filiais na cidade de Floriano.

Fonte: O Passado Manda Lembranças / Ceoclécio Dantas
(Foto:  Álbum Artístico Comercial do Estado do Piauí)
Álbum Artístico Comercial do Estado do Piauí, publicado em 1910, mostra anúncios da firma Netto, Pires & Cia

Sendo Parnaíba, norte do Estado, a porta de entrada, por via marítima, de mercadorias importadas da Europa e dos Estados Unidos, a lógica, nos séculos XVIII, XIX e início do século XX, era a de instalação, em Floriano, sul do Estado, de estabelecimentos comerciais com matriz parnaibana. De fato, são antigos os registros sobre o funcionamento de filiais das firmas Casa Marc Jacob e Moraes Correa, ambas de Parnaíba, na cidade de Floriano. Essas duas organizações comerciais chegaram a recrutar funcionários de suas filiais em Floriano para o desempenho de missões em suas lojas de Teresina e Belém.

Mas, nas páginas 78 e 98, do Álbum Artístico Comercial do Estado do Piauí, publicado em 1910, encontrei anúncios da firma Netto, Pires & Cia, com matriz em Floriano e filial em Parnaíba. Por oportuno, exibimos, aqui, os anúncios da matriz e da filial dessa empresa, que tinha como titulares os Senhores Pedro Vieira Netto e João Pires Ferreira.

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...