10/20/2014

Solenidade militar marca o 51º aniversário do 3º BPM de Floriano


Na última sexta-feira, dia 17 de outubro, uma solenidade cívico militar marcou os 51 anos de criação do 3º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Floriano.

O evento teve início às 17h00 e foi prestigiado pelo comandante do 3º BPM, Tenente-Coronel Lisandro Honório, autoridades locais, convidados e policiais militares da reserva e da reforma.

Na ocasião, 28 pessoas foram agraciadas e homenageadas com o certificado de Amigo do 3º BPM, que tem prestado serviço à população de Floriano contribuindo com o seu crescimento, além de um PM que recebeu o certificado de Policial Padrão 2014, título esse que recebeu por ter sido escolhido em votação pelos companheiros de profissão.

A solenidade contou ainda com a presença do Sd Claro, um idoso de 90 anos, que foi policial militar, mas hoje está afastado, e também do Sgt Carvalho, PM reformado que esteve presente no dia da fundação do 3º BPM na cidade de Floriano.

Após a solenidade aconteceram algumas homenagens na quadra do Batalhão com exibição de um vídeo com imagens antigas e atuais.

O 3º Batalhão Policial Militar foi criado em 18 de outubro de 1963, e originou-se com a denominação de 2º Batalhão Policial Militar que contava com quatro companhias: Valença do Piauí, Picos, Floriano e Bom Jesus, sob o comando do Major José Clemente, tendo como primeira sede um prédio particular que seria para armazenar algodão, mas após alguns meses mudou-se para o prédio público situado à Avenida Eurípedes de Aguiar, onde atualmente funciona o SAMU.

No dia 18 de outubro de 1965 passou definitivamente a ocupar seu atual endereço à Rua Marques da Rocha, no bairro Caixa D’água, onde permanece até a presente data. Em virtude da criação do Batalhão de Picos, o então 2º BPM passou a denominar-se 3º BPM.

Atualmente o 3º BPM é comandado pelo Tenente-Coronel Lisandro Honório da Silva, e possui três companhias, sendo a primeira na sede de Floriano, a segunda em Água Branca e a terceira companhia em canto do Buriti, tendo em sua jurisdição 32 municípios do estado. A data 18 de outubro lembra a importância do Batalhão para a sociedade florianense e de um modo geral para toda a população.

Fonte: florianonews.com

Nenhum comentário: