9/16/2014

RETRATOS

O nosso amigo Teodoro Sobral lembrou que numa entrevista com Alderico Guimarães, o Cine Natal foi inaugurado em 15 de junho de 1937 com toda pompa. O primeiro filme exibido foi - AMO TODAS AS MULHERES ( preto e branco ), de 1935, com o ator e cantor Jean Keapura numa produção germânica. Esse filme poderá ser visto no Youtube em nosso canal.

Nos primórdios das exibições cinematográficas de Floriano, foi exibido o filme - O BEIJO DA MORTE. Ainda era cinema mudo. O laboratório Bayer exibiu, na antiga praça 14 de Julho, nos anos de 1930. Cinema ao ar livre. Filmes com os personagens sendo seus produtos: aspirina, instantina e o senhor Tônico Bayer. Em 1932, o Polytheama foi arrendado por um alemão chamado Werner Tim, de teatro foi adaptado para sala de cinema. Esse foi o primeiro Politheama e da época de projeções em Floriano. Filmes alemães da Ufa, de Berlim. O primeiro filme projetado foi Zanzibar, nessa período e, posteriormente, os filmes Tutankamon, Mulher da Lua, baseados em contos de Júlio Verne.

Filmes que fizeram suceso de bilheteria no passado do Cine Natal: Como era verde omeu vale; A canção de Bernadete; Rebeca; A mulher inesquecívlel; Sangue e areia; O corcunda de Notre Dame; Por quem os sinos dobram; Cleópatra; Os melhores anos de nossa vida; E o vento levou...; Em cada coração um pecado; Luzes da ribalta; Farrapo humano; Jesebel; O bom pastor; Monsenhor Vicente; O máscaa de ferro; Marco Polo; Sissi; Casablanca; O dolar furado; Contos de Hoffman; A viúva alegre ( opereta ); Arroz amargo; Vindima Trágiva; A estrada; Cantando na chuva; O gordo e o magro; Cantinflas; Marcelino pão e vinho; Floradas na serra; Carnaval no fogo;

Um filme dessa filmografia que abalou Floriano foi CASABLANCA, pois vivia-se os horrores da guerra e foi exibido em 1943 na audição das 08:30 horas da noite.

Durante a apresentação de alguns filmes na época das projeções do cinema mudo, no início dos anos de 1930, havia uma orquestra tocando para fazer o fundo musical. Quem tocava naqueles momentos? João Dantas 9 clarinete ), Hercília Camarço ( piano ), Ranulfo Barros ( flauta) e Alcides Gomes ( violino ). Época chiquérrima! ( colaboração: Professor Luiz Paulo ).

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...