4/17/2014

CONSELHEIRO DO IPHAN VISITA TERMINAL TURÍSTICO


Imagem: FlorianoNewsTerminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.(Imagem:FlorianoNews)

Na tarde da última quarta-feira (16), o Conselheiro do Instituto de Patrimônio Histórico e ArtísticoNacional (Iphan), Luís Felipe Andrés, esteve visitando o Terminal Turístico Beira Rio, em Floriano.


O principal cartão postal de Floriano, e também patrimônio histórico, abriga um dos prédios com a arquitetura mais antiga da cidade, que é o antigo prédio da primeira Escola Agrícola do Brasil, hoje transformado em Terminal Turístico, equipado com escritório de informações, restaurante, bar e espaço para apresentações culturais.


Imagem: FlorianoNewsTerminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.(Imagem:FlorianoNews)Terminal Turístico de Floriano recebeu visita do conselheiro do Iphan.

De acordo com o conselheiro, a visita técnica teve o objetivo de fazer um reconhecimento ao prédio, já que o mesmo está em processo de tombamento pelo Iphan, e que após várias pesquisas será elaborado um relatório e, posteriormente, será votado numa reunião do Conselhodo Iphan, no próximo dia 15 de maio, para então tombar o Terminal Turístico.


“Meu papel é fazer um resumo de todo dossiê e defender isso perante os conselheiros, porque tem que ser aprovado pela maioria do conselho. Estou convicto de que é um bem de grande valore que merece esse reconhecimento nacional, já que todo esse território da região tem uma história importantíssima na formação de um Brasil único”, disse Luís Felipe. 





Segundo o conselheiro, o Iphan já realizou o tombamento de patrimônios históricos nas cidades de Parnaíba, Oeiras, Piracuruca e Teresina. Caso o relatório do Terminal Turístico for aprovado pela maioria dos conselheiros, Floriano será o quarto município que terá um prédio histórico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


O Terminal Turístico fica na Avenida Esmaragdo de Freitas, onde atualmente é o local de maior concentração de visitantes, ocupando bares, restaurantes e quiosques existentes às margens do Cais do Rio e o Flutuante dentro do Rio, o museu e a antiga Usina Maria Bonita, lugar onde funciona atualmente o Espaço Cultural de mesmo nome. A Avenida também é palco de eventos culturais e turísticos como o Carnaval que é considerado um dos melhores do Estado.

Fonte: florianonews.com

Nenhum comentário: