11/20/2012

Eneas Maia e a agenda da oposição

Jalinson Rodrigues – Jornalista

O candidato vice campeão de votos em Floriano, Eneas Maia (PSDB), inevitavelmente, assume a condição de motor da oposição ao governo que começa. Pelo que declarou ao Portal Piauí Notícias, lógico, que será uma oposição no bom sentido, apontando as situações em que a Prefeitura Municipal poderá otimizar os serviço destinado ao bem estar da população florianense. Isso é bom porque afasta o totalitarismo assumido por muitos prefeitos, que ao assumirem a gestão pública, muitas vezes acompanhados de um grupo de subservientes, imaginam que podem tudo.

Muito simpático na entrevista concedida após a eleição, ficou nas entrelinhas que Eneas Maia vai continuar seus intentos políticos e convocou o seu grupo a permanecer em alerta, quando afirmou: “eu posso e quero comunicar a cada um dos eleitores florianenses que não nos afastemos da política, iremos permanecer lutando, comunico ainda que nós iremos tentar ajudar da forma como nós podemos a nossa cidade (sic)”. Assim, fica estabelecida a agenda da oposição.

Sem dúvidas, outros agrupamentos políticos do município podem, também, assumir o papel de fiscalizadores das ações do novo prefeito Gilberto Júnior (PSB). É normal que isso aconteça e muito salutar para a democracia. Afinal, o que está em discussão é o progresso do município e a consolidação da moralidade no trato com os recursos da população. Sem isso nenhuma sociedade pode almejar vencer os obstáculos do cotidiano.

Contudo, a oposição terá que exercer o seu papel com responsabilidade, pois o novo prefeito foi eleito pelo sentimento de expectativas positivas dos eleitores que o sufragaram nas urnas. O prefeito Gilberto Júnior merece todos os créditos inerentes a sua função, atribuída pelo voto, de redentor da lisura administrativa na Prefeitura do Município de Floriano.

Constatamos isso porque o último gestor foi um retrocesso político, quando aportou a família e apaniguados na Praça Petrônio Portela e se especializou em montar obras de construção civil de orçamentos, na minha opinião, suspeitos. Basta ver o que mostra o Portal da Transparência.

Portanto, o Eneas Maia, juntamente, com a ex-vereadora Ana Cleide (DEM), serão importantes na pluralidade de questionamentos que, doravante, nortearam as críticas a gestão do município de Floriano. E salve São Pedro de Alcântara.

Nenhum comentário:

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...