10/18/2012

FLORIANO - O Município continua a sua saga

O município de Floriano encerra um ciclo político-administrativo e, infelizmente, aumentam as demandas, há muitos anos acumuladas. São necessidades que existem, entre outras, desde falta de educação no transito, higiene da cidade, degradação do meio ambiente, deterioramento do patrimônio histórico passando pelo desrespeito ao Código de Postura, conservação das ruas e até a indefinição da obra de esgotamento sanitário. A gestão do “Construindo o Novo” e os vereadores de então, estão deixando um legado infernal de problemas. Um não fez e o outro nunca fiscalizou. Basta dar uma volta na cidade, que o constrangimento emerge.

Porém, alguns destes problemas podem ganhar resolutividade somente com uma canetada do próximo prefeito. Vários demandas ainda persistem por falta de postura nitidamente administrativa do gestor. Por exemplo: a invasão do espaço público, tipo calçadas, por sorveteria, loja de tem de tudo, churrasqueiras, camelôs e outros resolve-se com a correta aplicação do novo Plano Diretor, que existe desde a primeira gestão do prefeito Joel Rodrigues (PTB).

Imaginamos que todo prefeito faz alguma coisa, mas o distanciamento entre o que foi feito e as necessidades não pode ser grande, como enxergamos em Floriano. Questões aparentemente simples, como gerir investimentos federais, são motivos de suspeitas e ineficácia. A obra do esgotamento sanitário ainda vai revelar surpresas na alçada das investigações federais.

Muito do que presenciamos é resultado da falta de planejamento e ausência de compromisso para resolver as necessidades da população. Um gestor precisa de autonomia e determinação. Só governa quem decide com altivez respondendo aos anseios das comunidades. Os laços com os grupos privados, nepotismo e clientelismo geram atrasos administrativos irreparáveis. Os bens da população devem ser aplicados para gerar qualidade de vida e não para enriquecer apaniguados políticos.

Assim, passam os prefeitos e o município continua a sua saga. Resta, agora, que o prefeito eleito, Gilberto Júnior (PSB) restaure para o florianense a lisura, a honestidade e o princípio da igualdade entre os cidadãos. Que os erros do passado fiquem no passado e, também, sirvam para prevenir retrocessos.

Jalinson Rodrigues – jornalista.
Fonte: piauinoticias.com




Nenhum comentário: