8/29/2012

FLORIANO - ESTADO DO PIAUI / BRASIL ( PARTE IV )

Dados Sumários de 1925 a 1943 )

Por - Delmar Mendes dos Reis / Texto de Novembro de 1993


EDUCAÇÃO

Neste setor , Floriano possuiu brilhantes educandários. Citamos como primordial o Colégio 24 de Fevereiro, de propriedade do Padre Lindolfo Uchoa, o qual tornou-se na sua época, tão eficiente na instrução secundária, que os seus alunos brilhavam no saber, ocasionando com isto, quem sabe, inveja dos estabelecimentos da Capital do Estado. E os dirigentes destes, ajudados pela politicagem nefasta que tudo destrói, conseguiram com o Bispo de então a remoção do Padre Uchoa para a Capital a fim de que o 24 de Fevereiro desaparecesse, como de fato se deu. Outros grandes colégios surgiram após, como o do doutor José Messias Cavalcante, Juiz de Direito da Comarca; do ex-Padre Moisés Pereira dos Santos; do professor José Raimundo de Vasconcelos e, por último, o Ginásio Santa Teresinha, do professor Manuel Sobral neto.

Posteriormente, o Governo Estadual, atendendo reclamações de pessoas gradas de nossa sociedade e também pedidos de políticos, dotou Floriano de uma meia Escola Normal, obrigando com tal expediente, que os estudantes daqui completassem por dois anosseguidos o curso normal em Teresina.

Antes da criação do Grupo Escolar Agrônomo Parentes, existiram em nossa cidade, algumas escolas com cursos primários e pré-ginasial, das insignes professoras Júlia Aleluia da Costa Azevedo, Hercília Barros Camarço e Epifânia Conrado, abnegadas educadoras que muito contribuíram no ensino de nossa juventude, haja visto que Floriano possuía um alto índice de pessoas alfabetizadas, cerca de mais de 80%.

Muitos foram os filhos desta terra e de municípios vizinhos que aqui estudaram e se doutoraram em faculdadesw nacionais, como Direito, Engenharia, Farmácia, Medicina e odontologia, senão, vejamos:

DIREITO - Esmaragdo de Freitas e Souza, Francisco Araújo Costa, João Pacheco Cavalcante Borges, pedro Attem, Pedro Borges da Silva, Pedro Leão da Fonseca, Raimundo Coelho Marques, Rogério Castro Matos, Rogerito Silva Matos e Turene Ribeiro.

ENGENHARIA - João Lobo.

FARMÁCIA - Amílcar Ferreira Sobral e Josefina Demes.

MEDICINA - Ariosto Martins de Araújo Costa, Cândido de Oliveira e Silva, Djalma Nunes, Demerval da Fonseca Nogueira, Equililérico da Fonseca Nogueira, Esmaragdo Ramos de Souza, José Demes Filho, José Marques da Rocha, Lafi Lobo, Pedro da Fonseca Nogueira, Solano Neto, Ulissesw Coelho Marques e Francisco Almeida.

ODONTOLOGIA - Eurípedes Neiva Ferreira, Manuel Gomes Ferreira e Herbrand Ribeiro Gonçalves.

PROFESSORES NORMALISTAS - Diversos foram os professores e professoras concluintes do Curso Normal. Citamos alguns: Aurino Nunes Filho, James e Otoni da Costa Azevedo, Djalma Silva, Raimunda Reis, Termutes Carvalho, dentre outros.

Nenhum comentário:

Prefeito de Floriano assina ordens de serviço para asfaltar ruas e ampliar rede elétrica

  O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Lourenço Marcos, e os representantes d...