7/26/2012

Governador assegura R$15 milhões para Porto Seco em Floriano


Reunião de Empresários em
Floriano

O governador Wilson Martins assegurou R$15 milhões para a construção do Porto Seco de Floriano. A informação foi divulgada pelo secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, durante encontro realizado com empresários piauienses, na noite desta segunda-feira (23), no município de Floriano. Na oportunidade, o gestor explicava aos investidores sobre o funcionamento e os benefícios que a obra trará para a cidade. Além de Floriano, Teresina e Picos também serão contempladas com a construção de portos secos.

“A cada obra estrutural, a exemplo das pontes, dos portos ou mesmo das estradas, o governador está buscando desenvolver a infraestrutura necessária para que o Piauí se desenvolva, viabilizando o comércio, em especial as importações e exportações”, ressalta Avelino Neiva. A cidade de Floriano foi escolhida para receber o primeiro porto seco do Piauí devido às suas condições favoráveis de localização, a qual é cortada por várias BRs, além de ficar relativamente próxima de quase todas as capitais do Nordeste, assim como das principais rotas comerciais do mundo.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 empresários, os quais ouviram atentamente as explanações da equipe da Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) a respeito da construção do porto seco. Este é um empreendimento que tem como objetivo nacionalizar produtos importados e internacionalizar produtos locais, devendo estes serem escoados por via ferroviária ou rodoviária ao seu destino final. Com a construção do porto, além da redução dos encargos envolvendo os produtos, as mercadorias também devem chegar com até 90 dias de antecedência, pois deixará de enfrentar as filas e a burocracia de outros portos.

Para Conegundes Gonçalves, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, a chegada do porto seco em Floriano fará com que o município se transforme em um grande centro distribuidor de mercadorias, atraindo cada vez mais investidores para a região. “Será uma forma de expandir os negócios existentes na cidade, fortalecendo não só a economia da região, como de todo o Estado”, afirma.

Atuando em vários ramos da economia, o empresário florianense Everton Gonçalves também acredita que a chegada do porto seco trará inúmeras vantagens para a população daquela região. “Floriano vai virar um ponto de referência para as demais cidades, assim como para outros estados. Obras como esta se fazem extremamente necessárias, pois o Piauí possui muitas opções de negócios e a hora de investir é agora”, defende.

Fonte: CCOM/Foto: florianonews

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...