7/09/2012

Floriano comemorou 115 anos de emancipação política


Floriano - 115 anos

A cidade de Floriano comemorou neste domingo (08), seus 115 anos de emancipação política. A comemoração teve início às 8h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e Floriano, ao som dos hinos regidos pela Banda de Música do município, na Praça Dr. Sebastião Martins, no centro da cidade.
Logo em seguida, foi celebrada uma missa em ação de graças na Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, com a presença do prefeito, secretários municipais e a população em geral.
História de Floriano

A cidade de Floriano é originária de quatro antigas sesmarias, a maioria doada a Domingos Afonso Mafrense, em 1676. Foi ele o responsável pela implantação das primeiras fazendas, com o cultivo da cana-de-açúcar e pecuária extensiva – que depois veio a se estabelecer como atividade mais importante.

Com a morte de Mafrense, trinta de suas fazendas foram doadas aos jesuítas, que as administraram. Os jesuítas foram expulsos das fazendas em 1760 e as terras passaram para o Estado, atingindo significativo crescimento.

Historicamente a cidade foi fundada pelo agrônomo Francisco Parentes, que lá inaugurou a primeira escola de agronomia das Américas. Essa instituição se destinava à educação de filhos dos escravos (ambos os gêneros), órfãos e libertos pela Lei de 28 de setembro de 1871.

Em 1897, o pequeno povoado, que se chamava Colônia Rural de São Pedro de Alcântara, foi elevado à categoria de cidade, com o nome atual, em homenagem ao marechal Floriano Peixoto. A valorização da borracha de maniçoba, a chegada dos árabes mercantilistas e a navegação fluvial também contribuíram significativamente para o desenvolvimento da cidade.
Fonte: florianonews

Nenhum comentário:

Prefeito de Floriano assina ordens de serviço para asfaltar ruas e ampliar rede elétrica

  O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Lourenço Marcos, e os representantes d...