7/17/2012

FLAGRANTES

No flagrante, a importante sede da Augusta Loja Maçônica Igualdade Florianense. Esse templo foi construído por volta dos anos 1921. Antes, construção simples, foi modificado pelo Grão-Mestre José Dutra, que foi um dos baluartes da Maçonaria em Floriano. Retirou-se a beira-e-bica e foram feitas platibandas.

A construção se apresenta com três frontões no formato triangular, já envolvendo toda uma simbologia. No vértice dos triângulos encontramos vários símbolos: o Grande Olho, sinal de sapiência, além da meia-lua que deve significar Evolução, bem como a Estrela Flamejante, que irradia luz.

Existem inscrições outras e, abaixo dos triângulos, nas fachadas laterais e alientes, há símbolos esculpidos na parede e que representam artefatos próprios da arte de construir ou arte de pedreiro. A entrada do templo fica em recuo, e mais alta, por conter, além da porta principal, janelas laterais baixas. As esquadrias e as venezianas, são feitas de madeira. As bandeiras são decoradas com pequenos ornatos simbólicos. Acima das esquadrias foram feitos ornamentos triangulares em massa.

Na foto vê-se detalhes de um pequeno jardim protegido com grades de madeira que, atualmente, foram substituídos por muro, por medida de proteção. No flagrante, vemos um ajuntamento de pessoas, na maioria crianças, em frente à Loja. Talvez seja alguma comemoração cívica ou uma festa beneficente. Aparecem bandeiras e estandartes. Vale lembrar, de passagem que a casa que tem janelas abertas, do lado direito, é a residência do doutor Djalma Nunes.

Estima-se que essa tomada fotográfica seja da década de 1940. Atualmente, esta construção está preservada e com pinura nova. Continua a sediar essa nobre confraria que tem sua história atrelada à própria histíoria da humanidade. Falando-se de Floriano, a Maçonaria teve e tem umsignificado todo especial e sua existência está inteiramente ligada à história de Floriano.

As finalidades da Maçonaria são as mais nobres e sublimes. Seu maior condão será ode fazer de cada um de seus membros um exemplo e uma pedra angular na construção de uma sociedade igualitária, justa e fraterna, plena de todas as virtudes.

A propósito, vamos transcrever o pensamento do Padre José S. Nascimento Farias a respeito da Maçonaria: "A Maçonaria tem o poder de fundar a mais sã filosofia, fazendo-a germinar as doutrinas de São Vicente de Paula, São Tomaz de Aquino e mais tarde de Bossuet Fenelon, Chateaubriand, que inundam de pura luz o mundo inteiro"

Diante disso, não precisamos dizer mais nada.

Fonte: livro: Flagrantes de uma cidade ( 1997 )
 Luiz Paulo de Oliveira Lopes


Nenhum comentário:

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...