6/04/2012

DOCES DO PASSADO

Pesquisa – Umbelina Gadelha
Fonte: Blog da Umbelarte
Na minha infância eu gostava de ficar horas seguidas observando dona Zefinha, uma doceira fina que fazia alfenim e pirulito. Eu adorava ficar olhando-a puxar os pirulitos e alfenins e dava pulos de alegria quando sobrava alguns para nós, a meninada que ficava ao redor da mesa olhando dona Zefinha fazer doces até tarde da noite.
 
Na manhã seguinte o filho dela saía às ruas com o tabuleiro:
 _”olha o pirulito! Olha o alfenim!”

Senti saudades da minha infância e saí em busca dos deliciosos doces, encontrei essas receitas que repasso para todos que apreciarem.

Delícias!

RECEITA DE ALFENIM E QUEBRA-QUEIXO

INGREDIENTES 

 5 quilos de açúcar 
1 colher (de café) de clara em neve 
1 litro de água 
1 colher de chá de limão

 MODO DE PREPARO 

Calda base: 

Misture bem o açúcar, a água e a clara e leve ao fogo sem mexer. 
Quando começar a ferver retire a espuma para limpar a calda. Acrescente o limão e deixe ferver por mais um minuto, borrife um pouco de água pela superfície da calda, desligue o fogo e reserve. Quando a calda base estiver fria, retire a crosta de açúcar que se formou na sua superfície. 

Em seguida, vá tirando porções de calda aos poucos e levando ao fogo para dar o ponto de moldagem, que se testa na água fria.

Estenda a calda sobre o mármore molhado, espere esfriar uns poucos segundos, solte as bordas com uma espátula como se estivesse trabalhando com chocolate. 

Quando a calda chegar ao ponto de temperatura possível para ser manuseada, ela deverá ser puxada e repuxada (é a fase do puxa-puxa, que antigamente toda criança adorava comer) até o ponto ideal para moldagem. 

A última etapa é a moldagem das figuras, usando goma para refrescar a mão e evitar queimaduras. Nesta fase a imaginação e as "mãos de fada" para moldar é que fazem toda a diferença. 
 
RECEITA DE QUEBRA-QUEIXO
Ingredientes

1 prato (fundo) de coco ralado grosso
1 prato (fundo) de açúcar
Caldo de um limão Taiti
3 pratos (fundos) de água
1/2 copo de água

Modo de Preparar:

Fazer uma calda com o açúcar, o limão e o três pratos de água. Quando a calda começar amarelar acrescentar o coco ralado e ficar mexendo até atingir a cor marrom característica do doce.

Acrescentar o meio copo de água  ao doce para não endurecer e após 1 minuto tirar do fogo e passar para um pirex.

Guardar fora da geladeira.

 Receita do site: http://tudogostoso.uol.com.br/

Um comentário:

umbelarte disse...

Beleza!
Vejo que você também tem saudades da doce infâancia.
Abraços

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...