3/16/2012

PAIXAO DE CRISTO

Com a proximidade da Semana Santa muitos piauienses já se preparam para visitar destinos que são considerados roteiros turísticos religiosos. Segundo a turismóloga e diretora de Planejamento da Setur, Ermínia Medeiros, atualmente o Piauí possui cidades com uma maior tradição religiosa nesse período, dentre elas podemos destacar: Oeiras, Picos, Santa Cruz dos Milagres, Floriano e Bom Jesus.

“A religiosidade desse período fica ainda mais forte, principalmente na cidade de Oeiras que possui procissões famosas como a Procissão dos Passos e do Fogaréu que reúnem milhares de fiéis. Outros municípios que já têm tradição turística nesse período são Bom Jesus e Floriano, que contam com apresentações teatrais da Paixão de Cristo”, diz.

Quem procurar a cidade de Oeiras na Semana Santa vai encontrar religião, arquitetura e a história da primeira capital do Piauí. A Procissão dos Passos, que abre a Semana Santa, é rica em símbolos e presença humana. A procissão segue parando nos cinco Passos, em cada um se repete o ritual de cantos, queima de incenso e benção de Santo Lenho. Entre as cerimônias religiosas destaca-se ainda a Procissão do Fogaréu, composta somente por homens carregando sua vela.

No roteiro turístico da primeira capital do Piauí, a sugestão é conhecer a Igreja da Vitória, o centro histórico e as Comunidades Quilombola dos Potes e a Fazenda Guaribas, na vizinha cidade de São João da Varjota. Os destaques são para o artesanato feito pelos quilombolas da região.

Em Jerumenha, a Igreja de Santo Antônio, construída pelos escravos, é outra atração. O roteiro leva a Guadalupe, com seu balneário, o lago e a Barragem de Boa Esperança. Neste roteiro, tem também Amarante, conhecida como “a terra do poeta Da Costa e Silva”, e “a terra da Comunidade Quilombola Mimbó", onde há casarios históricos e um rico acervo cultural. É possível fazer passeios de barco pelo Rio Parnaíba até o encontro com o Rio Canindé, no qual o visitante desfruta e contempla a serra e o Morro da Arara.

Para quem aprecia teatro, a opção é se emocionar com a apresentação da Paixão de Cristo, feita pelo Grupo Escalet em Floriano. A apresentação será no dia 7 de abril, na Cidade Cenográfica, às 20h. A estrutura que impressiona começando pelo segundo maior Teatro a céu aberto do Brasil, conta com um elenco de 350 atores em cena e 35 técnicos das diversas áreas das artes cênicas. Para enriquecer e valorizar a encenação o grupo conta, desde 2002, com a participação de atores de projeção nacional, este ano estão confirmados os atores Alexandre Slaviero, Gustavo Leão e Deborah Kalume. As informações do espetáculo estão disponíveis no site paixaodecristopi.com.br/2012.

Ermínia Medeiros informa que a cidade de Floriano conta com uma boa estrutura para receber os turistas. “Floriano possui uma boa rede hoteleira, restaurantes, bares, lanchonetes com comidas típicas do Piauí e cardápios diversificados, além da estrutura turística como bancos, hospitais, corpo de bombeiros, policiamento militar, civil, rodoviário e de trânsito”, enfatiza.

Piaui.gov
Piauinoticias.com

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...