2/02/2012

BRAULINO DUQUE DE FRANÇA

Pesquisa e texto: Maria Umbelina Marçal Gadelha

Braulino Duque de França nasceu em Floriano em 1932, era filho de José Duque de França e Maria Rodrigues de Miranda. Sua primeira mestra foi a professora Neném Preá,que tinha por lema a disciplina. Também estudou nas escolas, Agrônomo Parentes e Ginásio Santa Teresinha.

Com o incentivo da família mudou-se para Fortaleza - CE, aos dezoito anos de idade  para estudar Direito e servir ao Exército.

Estudava e servia como militar, chegando a exercer a patente de Sargento, porém pediu baixa ao Exército depois de formado para exercia a tão sonhada Advocacia.

Atendia aos pobres sem cobrar honorários, com grande satisfação, e por isso, a classe operária o tinha como líder  na cidade e o tratava com grande respeito.

 Recebeu um convite  do Presidente da União Artística Operária Florianense, o senhor Luís Pinto, para fundar o Ginásio 1º de Maio, e, após um período conturbado na União Artística foi demitido, causando grande revolta na classe operária.

Foi casado com Maria do Carmo Gazze e tive dois filhos, Braulino Duque de França Filho e João Alberto Duque de França, também Advogados.

Deixou sua marca como diretor do Colégio Estadual. Sua gestão foi um período áureo para educação florianense. Nessa época Floriano era um referencial, disputada palmo a palmo com cidades de grande porte.

Gostava de ser chamado de prof. Braulino. Suas características mais marcantes são as seguintes: tinha várias características interessantes: exigente, autoritário, disciplinado, entusiasmado, participativo e ativo.
Acompanhava com zelo e entusiasmo aos ensaios da Semana da Pátria. Preparava um desfile, para encantar a platéia. Os pelotões de alunos pareciam príncipes e princesas com suas vestes becas e bandeiras impecáveis. O carinho pela banda era todo especial, pois a bateria era a sua paixão, por isso planejava o recrutamento dos componentes da banda cuidadosamente, e conscientizava a todos os membros da importante função que iriam exercer e do compromisso de ensaiar diariamente até chegar ao grau de satisfação desejada.

Fonte: César Sobrinho
http://www.acervo.floriano.pi.gov.br

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...