10/01/2010

ELEIÇÕES 2010

O voto é a chave da qualidade de vida
Por - Jalinson Rodrigues
urna
O voto é livre e secreto
O dia 3 de outubro de 2010 é uma data emblemática por que, justamente, marca o momento em que devemos pensar mais no coletivo da sociedade. O dia do voto carrega um significado importante na construção de uma vida mais digna para todos. Os brasileiros, agora pós- Lei Ficha Limpa, necessitam, mais do que nunca, seguir nesta linha de postura crítica. O Brasil ainda precisa avançar na aplicação de políticas públicas eficientes. No Piauí a situação não é diferente. O voto pode ser transformador da realidade vigente em qualquer região do país.

Somente o voto livre de amarras poderá reverter a força da política para o bem coletivo. Desde os problemas mais simples até os mais complexos, numa relação entre o povo e poder, necessita de uma correlação de força equilibrada. Se a população não escolhe seu representante sintonizado com as suas necessidades é mais do que óbvio que nada vai mudar. Também, muito, importante é o acompanhamento dos nossos políticos após a eleição. Na democracia é fundamental a participação política para qualificar o exercício da cidadania. Como vencer os problemas da população sem a participação da sociedade?

É providencial, até o dia da votação, fazer um levantamento sobre a contribuição que os políticos em reeleição realizaram pelo Brasil, estado e município. Os candidatos neófitos devem receber o mesmo tratamento, com o cuidado de conferir se são fichas limpas, por que muitos escaparam das malhas da Justiça e estão por aí, na espreita de conquistar seu precioso voto.

Contudo, o momento do voto é a oportunidade em que o cidadão participa mais diretamente da vida política. Muitos acham sem importância votar. Estes cometem a omissão. Neste sentido, contribuem para que as forças estabelecidas continuem a mandar na condução da gestão pública. Comportamentos assim, muitas vezes, perpetuam conservadores, oligarcas, déspotas e corruptos na condução dos bens da população.

A participação política sempre foi o melhor alimento para os avanços conquistados no Brasil. Assim, o voto é a chave da qualidade de vida. Nem tudo aconteceu agora. Em outros momentos existiram as contribuições dos movimentos populares, sindical e estudantil na construção da democracia brasileira. Está provado que vale a pena a participar politicamente das decisões no nosso Brasil.

 Jalinson Rodrigues – jornalista

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...