9/19/2010

POLÍTICA

Como escolher bons políticos?
Jalinson Rodrigues
congressoEste momento político, no município de Floriano, é fértil de oportunidades para ser avaliado o compromisso das ditas autoridades públicas. Muitos candidatos que pleiteiam votos aqui, ou já foram influentes, ou tinham relação de parentesco com o poder. Sendo assim, podemos aferir se existiu compromisso destes candidatos com as demandas sociais. O que verificamos é que o município, também, é um canteiro de obras inacabadas, outras inauguradas sem condições de funcionamento e algumas sem a devida manutenção. Como será que estes políticos vão explicar algumas omissões? O Brasil ganha muito com a Lei Ficha Limpa, mas a população tem que usar melhor o poder do voto.

Politicamente atrasado


O político que usa determinado partido para a promoção da família está praticando oligarquia. Sem meias palavras! Esta história de filho substituir pai, esposa herdar os votos do marido e prefeito fazer escada política com os irmãos é um gesto politicamente atrasado. A população não ganha nada com isso. O dinheiro público é o combustível desta máquina terrível para a democracia.


Segurança comunitária


O município de Floriano está na crônica policial pelos constantes casos de violência, como assaltos nas ruas do centro da cidade. Em algumas ruas e praças mais isoladas o risco aumenta. O que pensa o Conselho de Segurança Comunitária sobre este problema social. Quais as medidas para combater este incômodo? Serão planos emergenciais ou preventivos? São interrogações sempre perenes.


Medidas ambientais


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deveria mandar seus fiscais fazerem uma vistoria nas periferias do município. Está existindo muita agressão ao meio ambiente. É justamente o lixo jogado em todas as pontas de ruas que polui algumas localidades. É muito fácil encontrar sacos plásticos espalhados, restos de construção, entulho doméstico e até cadáveres de animais amontoados onde deveria existir preservação.


Memória histórica


Com o anuncio da centralização dos distritos policiais no centro da cidade de Floriano, surge uma boa oportunidade para a discussão sobre o prédio do antigo Hospital São Vicente de Paula, onde funciona o primeiro distrito. Uma construção centenária que faz parte do acervo arquitetônico do município e que sempre sofre agressões nas reformas. Pela sua importância histórica, o antigo hospital poderia ser restaurado com detalhes originais e transformado num centro de cultura.


Melhorar o atendimento


Principalmente os bancos públicos, têm respeito pouco pelo cliente. As lentas filas torram a paciência de quem necessita dos serviços bancários.É notória  a falta de profissionais atendendo bem a principal razão de existência da instituição, que é o cliente. Em Floriano existe uma Lei Municipal que define o tempo que um usuário deve ficar esperando atendimento. Esta questão sugere que os vereadores fiscalizem mais as leis municipais.

"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros"  (Henri Millon de Montherlant).

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...