8/17/2010

FESTIVAL


Grandes Nomes Do Cinema Nacional Estão Confirmados Para o Festival Nacional de Cinema e Video dos Sertões de Floriano-Piauí.

O Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que este ano será realizado entre 17 e 21 de novembro, terá a presença de grandes cineastas brasileiros como: Sergio Rizzo( Jornalista e Mestre em Artes/Cinema de São Paulo), Cleumo Segond (Direção de Fotografia), Cícero Filho(Cineasta Piauiense) e João Vieira Junior(Produtor de Cinema) , que são mestres do cinema e já realizaram trabalhos em Filmes, TVs, Documentários, etc.

Sergio Rizzo

Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema (com dissertação sobre Woody Allen) e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (com tese sobre o audiovisual e a educação) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


É colunista do portal Yahoo! e das revistas "Educação", "Escola Pública", "Língua Portuguesa", "Ideia Socioambiental" e "Viração", além de colaborador de outras publicações, como "Set", "Cult" e "Mundo".


É professor nos cursos de graduação em Jornalismo e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de especialização em Crítica Cinematográfica, Jornalismo Cultural e Jornalismo Esportivo da FAAP, no curso técnico em Direção Cinematográfica da Academia e Internacional de Cinema e na Casa do Saber.

Cleumo Segond

Cleumo Segond, é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense em 1986, atuou como assistente de câmera em longas como “Òpera do Malandro”, de Ruy Guerra e “Eu sei que Vou te Amar” de Arnaldo Jabor.

Como diretor, realizou o documentário em 16mm “Violurb”, média metragem, que foi visto por mais de 500.000 pessoas no cinema, ampliado para 35mm, retratando o tema Violência Urbana em 1986.

Fotografou diversos curtas e médias em 16 e 35mm entre eles o “Profeta das Cores” de Leopoldo Nunes, premiado como melhor documentário no Festival de Brasilia de 1995.

C

João Vieira Junior

Estudou Direito e Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco.Em 1998 criou a REC Produtores Associados com os sócios Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo, empresa produtora de filmes e documentários.

Produziu “Cinema, Aspirinas e Urubus”, primeiro longa-metragem de Marcelo Gomes, premiado na mostra Un Certain Regard e indicado brasileiro ao Oscar de filme estrangeiro em 2007.

Produziu KFZ-1348, documentário de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, estreou nacionalmente no SBT no dia 05 de agosto de 2007, recentemente reconhecido com o Prêmio Especial do Júri na Mostra Internacional de S. Paulo/2008.

Atualmente, desenvolve os projetos de longa-metragem “Boa Sorte, Meu Amor” (de Daniel Aragão), “Tatuagem” (de Hilton Lacerda) e “Era Uma Vez Verônica” (de Marcelo Gomes) e prepara o lançamento nacional do filme “Viajo por que preciso, volto porque te amo”, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, que participou da seleção oficial do Festival de Veneza 2009.

Em cinco anos de exibições o festival já percorreu diversas cidades do Piauí e já foram exibidas mais de 150 obras audiovisuais entre curtas e longas de produtoras independentes e pontos de cultura.

O festival organiza sua programação em três mostras competitivas: a primeira para filmes de longa-metragem nacionais; a segunda para filmes de curta-metragem produzidos em Pontos de Cultura; e a terceira para filmes de curta-metragem de produtoras independentes.

Durante a 5ª edição do festival haverá oficinas, palestras, exibições de filmes na mostra competitiva e não competitiva, além de premiações, debates e homenagens.

O 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobras, Secretaria da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.

Somente poderão ser exibidos nas mostras competitivas do 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, filmes de longas e curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2008 e que ainda não foram exibidos No Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de setembro através dos sites

www.escalet.com.br , www.cinemadossertoes.com e www.rededeleitura.org

Mais informações pelo e-mail cinemadossertoes@yahoo.com.br e grupoescalet@yahoo.com.br

Telefones para contato:

+55 89 9978 6996

+55 89 9997 0006

Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação
(89) 9997 0006/9418 8488

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...