7/26/2010

BARRAGEM DE BOA ESPERANÇA



A barragem de Boa Esperança, no município de Guadalupe, Sul do Piauí, está operando a 76% do volume útil, de acordo com superintendente da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) no Piauí, Airton Feitosa. Em abril o volume de água superou os 90% por conta das chuvas.

O reservatório começou a secar por conta do período de estiagem que começou no final de maio e deve se estender até novembro.

Entretanto, a usina continua funcionando com as quatro máquinas de geração de energia e não há previsão, até o momento, para redução da produção. “É um período normal que enfrentamos anualmente, mas tudo dentro da normalidade”, explica Airton Feitosa.

O superintendente atribuiu a baixa vazão do Rio Parnaíba – que tem contribuído para o aumento dos bancos de areia, sobretudo em Teresina – ao pouco volume de água que os afluentes estão depositando no ‘Velho Monge’.

“Os rios Gurgueia, Canindé e Itaueiras, que desembocam no Paraíba depois da Boa Esperança, estão secos nesta época do ano. Isso é um dos fatores para a perda de vazão”, completa. Feitosa ressalta que a usina opera dentro dos padrões exigidos pelo IBAMA e pela Agência Nacional de Águas.

Fonte: Acessepiaui - por Daniel Lima

Nenhum comentário:

De volta para o futuro

  Num desses reencontros especiais, onde a gente se sente feliz na presença de pessoas ilustres. Eu, Puluca e o Élio Ferreira (in memorian),...