12/04/2009

FESTIVAL DE CINEMA EM FLORIANO


O Festival Nacional de Cinema e Vídeo, que acontece em Floriano entre os dias 1 a 12 de dezembro, dará oportunidade a doze Pontos de Cultura e 20 produtoras independentes de diversos lugares do Brasil exibirem suas produções cinematográficas. O evento teve seu ponto inicial nas mostras promovidas durante as oficinas de audiovisual realizadas em cidades do interior do estado do Piauí, entre setembro de 2006 a dezembro de 2008, nas cidades de Redenção do Gurguéia/PI, Picos/PI e São Raimundo Nonato/PI, oferecidas para comunidade em geral e participantes de Pontos de Cultura.

O objetivo principal da ação é divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e longas-metragens de ficção e documentários; apresentar uma parcela representativa da recente produção brasileira, principalmente oriundas de Pontos de Cultura e contribuir para sua difusão, reunindo profissionais de cinema, promovendo encontros, seminários, debates, oficinas, palestras, cursos de formação teórica e prática, enfim, ações de capacitação no audiovisual.

O Festival contará ainda com a presença dos atores Caio Blat e Guilherme Weber. Eles já realizaram diversos trabalhos no cinema, teatro e televisão brasileira e vários profissionais de renome nacional da área cinematográfica irão ministrar cursos de Câmera, Edição de Imagem, Linguagem de Edição, Direção de Arte e Direção de Fotografia. Os ministrantes são grandes mestres do cinema e já realizaram trabalhos em Filmes, TVs e Documentários.

A Cenográfa Luciana Bueno, Mestre em Cenografia pela ECA/USP – Universidade de São Paulo será uma dos ministrantes. A oficineira já conquistou diversos prêmios, entre eles o (Prêmio Shell), destinado aos melhores profissionais de Teatro no país. Nas telas ela já trabalhou para as emissoras MTV- Brasil e Rede Bandeirantes, além de ter realizado inúmeros filmes comerciais junto as produtoras como Filme Planet, Movie Arte, Paradiso Filmes e Dínamo Filmes. Participou do Longa Metragem Acquária, dirigido por Flávia Moraes e dos Curtas Metragens de Fernando Coimbra. Além de várias palestras, oficinas e cursos ministrados ao longo de sua carreira.

Foram Também Convidados o diretor de fotografia Carlos Ebert, Formado em Fotografia de Still, Câmera e Fotografia de Cena. O diretor ao final dos anos 60 se envolveu com o chamado Cinema Marginal, onde foi câmera e co-diretor de fotografia no memorável O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla. Atuou como diretor de fotografia de longas, curtas, documentários, Series e Especiais para TV, Documentários Industriais, Educacionais, Institucionais e promocionais. Foi Diretor de Fotografia em Comerciais de TVs como: Bamerindos, Senai, Sony, Desenho cavaleiro do Zodíaco, Instituto Airton Senna, Editora Globo, Caixa Econômica federal, Ministério de Saúde, etc.)

O acontecimento é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo Escândalo Legalizado Teatro – ESCALET – e o patrocínio da Petrobrás e Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva e Lei Federal de Incentivo à Cultura. ( Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br ).

Nenhum comentário:

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...