9/15/2009

FESTIVAL DE CULTURA DE OEIRAS


Será lançado em Teresina, na terça-feira (15), a sexta edição do Festival de Cultura de Oeiras, no auditório do SEBRAE, a partir das 20h. O lançamento em Oeiras está marcado para o dia 18 de setembro, no Café Oeiras, localizado na Praça das Vitórias, um dos principais pontos turísticos da cidade e palco do evento, marcado para os dias 22, 23 e 24 de outubro.

Realizado desde 2003, o Festival de Cultura de Oeiras transforma a primeira capital do Piauí no centro da cultura piauiense, trazendo grandes nomes do cenário estadual e nacional, como Leo Gandelman, Yamandu Costa, Orquestra Sinfônica do Piauí e os cantores Chico César, Vavá Ribeiro, Vanda Queiroz, Roraima, além dos artistas locais, como Vanúsia Marques, Luciana, Karine Vieira, Vivaldo Simão e também grupos teatrais de Brasília, Teresina, Oeiras e Os Bandolins e Congos de Oeiras.

Oeiras é uma das cidades mais belas e importantes do Piauí por trazer em sua História o título de primeira capital do Estado. Para conservar a memória de tantos momentos ilustres para o Piauí e para o país, Oeiras foi um dos municípios brasileiros incluídos no Monumenta, um programa do Governo Federal de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro.

Durante o Festival, a Praça das Vitórias, cenário de grandes decisões políticas para o Piauí, vira um grande palco e recebe milhares de visitantes que além de assistir às apresentações musicais, conferem lançamentos de livros, apresentações teatrais, além das feiras de artesanato e gastronômica.

Oeiras também foi uma das primeiras cidades a receber as oficinas de capacitação, que viraram marca da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, nos eventos de cultura em todo o Estado. Desde o início da realização dos Festivais, crianças, jovens e adultos oeirenses e de cidades vizinhas participam de cursos em diversas áreas, que vão desde a Elaboração de Projetos a Fabricação e Manipulação de Bonecos.

A cada ano, uma personalidade do município é homenageada. Para a sexta edição foi escolhido o nome do escritor e médico José Expedito Rego, autor da letra do Hino de Oeiras. Toda a programação do evento será definida em reunião a ser realizada na próxima semana entre a presidente da FUNDAC, Sônia Terra e a Secretária de Cultura e Turismo de Oeiras, Carla Martins.

O VI Festival de Cultura de Oeiras é uma promoção do Governo do Estado, através da FUNDAC, SETUR e PIEMTUR, em parceria com a Prefeitura de Oeiras, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e o SEBRAE/PI.


Fonte: Assessora de Imprensa/ Fundac
Foto: www.ferias.tur.br


Nenhum comentário: