9/06/2009

ESCOLINHA HUMBERTO DE CAMPOS


Foto de formatura de uma das turmas da consagradora Escolinha Humberto de Campos, mantida com subsídios da Prefeitura Municipal nad década de sessenta. Funcionava, ali, numa das salas do Colégio Joana Leal.

A foto ao lado foi tirada no cruzamento das ruas do Fogo com Francisco Castro na altura da resdência do seu Carlos Bucar.

São conhecidos na foto figuras da professora Teresinha, Dindinha, Antonio dos Reis ( filho de tio Benedito ), Leal, Ubaldo, Lenka, Dácio e Waltinho, irmaos Jotinha e Aleancardeck dentre alunos.

Época romântica de renovação, educação, solidariedade, respeito e vocação para a cidadania na velha Floriano.

2 comentários:

gilberto lima disse...

Janclerques.

Naquela mesma época existia a Escola particular do mestre Firmino, que funcionava na própria residência do ilustre professor e localizava-se na Rua Hermano Brandão, próxima à Escolinha Humberto de Campos.
Foi ali que eu aprendi as pimeiras letras, posto que no Grupo Escolar Odorico C. Branco, onde cursei o primário, só ingressara ao completar sete anos de idade.
O material "didático" do mestre Firmino era uma palmatória, instrumento de madeira,confeccionado com um buraco no centro, que segundo os doutos, era para dar pressão, e um relho de couro cru, que eram usados em quem tinha dificuldades em aprender a soletrar e responder a tabuada de forma corretamente.
Não obstante, eu não tenho nenhuma saldade daqueles insrumentos de suplício, mesmo porque não possuo pendores para masoquista.
Acredito, no entanto, que vale a pena comentar,posto que o citado mestre escola instruiu várias gerações de florianenses, e como tal, faz parte do acervo cultural da Princesa do Sul.
Gilberto Lima.
São Luís-MA.

gilberto lima disse...

Ah!
Ia me esquecendo.
Foi maravilhoso o encontro que tivemos em Teresina, dia o6/07/09, eu, você, Ubaldo e Puluca.
Não tenha dúvida, embora breve, foram horas de alegrias e descontração.
Gilberto Lima.
S. Luís-MA.

Prefeito de Floriano assina ordens de serviço para asfaltar ruas e ampliar rede elétrica

  O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, juntamente com o secretário municipal de Infraestrutura, Lourenço Marcos, e os representantes d...