5/15/2009

FESTIVAL DE CALOUROS



O primeiro festival de calouros que aconteceu em Floriano, ocorreu em fins dos anos 1960 (1968), quando a Rádio Difusora de Floriano promoveu um Concurso de Calouros, no Salão Paroquial São Pedro de Alcântara, durante as festividades comemorativas de seu 11º aniversário de fundação. Na ocasião, o título de melhor calouro foi conquistado pelo talentoso jovem, John Júnior ( FOTO ). Era época da Jovem Guarda tempo em que eram também famosos os programas de auditório. Com o fim da Jovem Guarda o Programa de Calouros, também desapareceu.

Nos anos 80, surgiu uma 2ª edição do Programa de Calouros, que reapareceu com o título de Festival de Cantores Estudantis, mas logo depois também foi desativado, permanecendo assim por um período de 8 anos.

A 3ª edição do Programa surgiu com a talentosa dupla de comunicadores rádio, Nilson Feitosa e Renato Costa. Estes conhecendo o gosto do público surgiram empenhados a marcar a história, e reativaram o show, que passou a ser realizado anualmente no estádio Tiberão, com mais conforto e melhores acomodações para o público aproximado de 6.000 pessoas.

O Festival ganhou repercussão e hoje atrai calouros de várias cidades como: Francisco Aires, Oeiras, Rio Grande do Piauí, Canto do Buriti, Guadalupe e Picos no Piauí, e ainda, São João dos Patos e Barão de Grajaú, no Maranhão.

São frutos desses festivais, alguns cantores conhecidos nacionalmente como: Tom Cleber e Francis Lopes. Além destes, há outros talentos revelados, entre os quais: Amauri Barros, Cantor Casa Nova, Danielle, vocalista da Banda Paquera, Franz, Lindalva, a vocalista de Roberto e Banda, Milton Lima Reis, Zé Francisco da Banda Sedução e outros.

Fonte: acervo.floriano/umbelina

2 comentários:

gilberto lima disse...

Recordo muito bem da época em que John Júnior ganhou o festival de calouros promovido pela ráio difusora, no velho "Salão Paroquial".
Foi um acontecimento contagiante.
Após a vitória, a cidade toda se empenhou para que John Júnior conseguisse gravar um disco, do tipo compacto. Que belas lembranças.
Naquela época ganhei muitos prêmios nos shows dominicais promovidos pela difusora, respondendo as perguntas que eram feitas pelo apresentador/locutor Pedro de Alcântara.
Por onde anda o nosso cantor?
Gilberto Lima, São Luís/MA.

Joaquim Lopes Saraiva disse...

Concorri com John Júnior no cine Natal. Perdi. Mas era muito interessante. Era tudo da Jovem Guarda. Hoje, depois de passar por Teresina e Brasília, moro em Parnaíba, onde construo o Teatro Saraiva. Veja o site www.teatrosaraiva.com.br
Sou ator e jornalista profissional.
Joaquim Lopes Saraiva - nascido em Floriano, terra querida.

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...