12/05/2008

FESTIVAL DE CULTURA DE OEIRAS



Festival Cultural de Oeiras acontece neste fim de semana

A Capital da Fé vai ficar em clima de festa. Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa e será palco para o Festival de Cultura de Oeiras.

Em sua quinta edição, o Festival terá início neste sábado, 06, com oficinas, shows musicais, lançamento de livros e passeios turísticos. O evento será realizado na Praça da Vitória e termina na segunda-feira, 08. Neste ano, o Festival vai reunir artistas e intelectuais de referencia local e nacional.Além das conferências, oficinas e apresentações culturais piauienses como: Bandolins de Oeiras, Grupo Afro Cultural Coisa de Nêgo e Congos de Oeiras e ainda shows musicais com Dandinha e Vavá Ribeiro, este ano o evento vai ter exposição de artesanato.

O Festival é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Estado do Piauí – Fundac e do Sebrae. Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas e a programação do Festival Cultural de Oeiras acontece no período dos Festejos Nossa Senhora da Conceição que atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. Sem contar na Expressões Culturais de seu Folclore e Cultura, destando-se os Congos do Rosário, tido como uma das mais belas expressões Afro-Brasileiras.

Umas das apresentações de destaque é o cantor carioca Leo Gandelman que possui uma sólida carreira carreira como saxofonista, arranjador e produtor, tendo participado em mais de 800 gravações. O trabalho de Leo Gandelman também foi lançado com grande sucesso nos Estados Unidos e já gravou dez discos ao longo de sua carreira solo, tendo vendido mais de 500.000 cópias. Nos últimos anos tem realizado workshops e participado de diversos Festivais em todo país. Atualmente, Leo Gandelman divulga o novo CD "Radamés e o Sax", com composições de Radamés Gnattali homenageando o centenário de nascimento do grande maestro. O disco é produzido pelo selo do próprio artista - Saxsamba – e foi vencedor do premio TIM 2007 como “Melhor Disco Instrumental“ e “Melhor produtor”.

Foto: www.ferias.tur.br

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...