10/14/2008

REVITALIZAÇÃO DO FLORIANO CLUBE



Um projeto idealizado por um grupo de florianenses, com o apoio do Governo do Estado, pretende revitalizar o Floriano Clube.

O Floriano Clube é um espaço que já foi referência para a sociedade florianense. Há 69 anos o Clube foi palco de grandes festas e formaturas. Segundo o historiador Luiz Paulo Lopes o projeto que pretende revitalizar o antigo clube e a calçadão vai marcar a história social de Floriano. Ele comenta que o calçadão da Rua São Pedro foi a 2ª rua a ser construída em Floriano.

“Em 1890 essa rua foi construída, no local existia um riacho e hoje é patrimônio da cidade, onde se instalaram os Árabes quando aqui chegaram e tem uma tradição de comércio secular. Esse é um momento muito importante, muito significativo.

”Atualmente o prédio do Floriano Clube encontra-se abandonado, a estrutura está desgastada. Teto, paredes e colunas traduzem as marcas do tempo e para recuperar toda essa estrutura um projeto de revitalização vem sendo elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Infra-estrutura do Estado. A idéia partiu de um grupo de amigos.

“Em 2007 nós organizamos os 10 anos de centenário, ocasião em que se lançou um manifesto para recuperação do Floriano Clube e da revitalização da Rua São Pedro.” Comentou Cristóvão Araújo, um dos idealizadores do projeto.

Nesta segunda-feira, 13, os idealistas do projeto fizeram uma visita ao prédio e apontaram alguns problemas e futura soluções. Nas palavras do secretario estadual de infra-estrutura Antônio Adelino Neiva, que também é florianense, o projeto arquitetônico devera ser elaborado por arquitetos da cidade.

“Cada um vai ter o direito de fazer uma ambientação sua dentro de uma conjuntura arquitetônica harmoniosa desde Clube, tanto do lado do antigo hotel quanto dessa própria estrutura.

”Além do Floriano Clube o projeto ainda inclui a recuperação e revitalização do calçadão da Rua São Pedro. “Ela será uma rua, dentro da nossa concepção, uma rua climatizada e nós daremos destino, ocupação em outro lugar, bem tratado, bem zelado par todos os ocupantes dessa avenida. Nós pretendemos tornar este o ambiente mais agradável da nossa cidade.”

Fonte: www.piauinoticias.com

Um comentário:

Salomão Oka disse...

Finalmente! O Floriano Clube é peça fundamental na história de nossa cidade. Fico feliz que os projetos feitos no Plano Diretor Participativo do Município começaram a andar. Crístóvão, Nilsinho e Luiz Paulo estão de parabéns, bem como todos os outros que têm colaborado! Só resta esperar as obras e a reinauguração!
Abração a todos!

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...