8/28/2008

Rio Parnaíba será revitalizado com realização de obras



Todos os municípios que fazem parte da calha do Rio Parnaíba serão beneficiados com o Projeto de Esgotamento Sanitário e Saneamento Básico. Segundo o gestor de Contratos de Sistema de Esgotamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Oscólmi Porto Freitas, no total, 14 deles nos estados do Piauí e Maranhão já estão com obras contratadas e mais 15 com projetos em elaboração.

Os recursos para a execução dos trabalhos são oriundos de uma parceria envolvendo o Governo Federal através do Ministério da Integração Nacional e os trabalhos executados e supervisionados pela Companhia de Desenvolvimento do Rio São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e os municípios. Na primeira etapa, o Governo Federal já está investindo nos municípios com obras em execução cerca de R$ 25 milhões. As prefeituras entram com uma contrapartida de 5%.

“Os municípios de Uruçuí, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena já estão em obras”, disse o gestor de Contratos do Sistema, que faz parte da Codevasf, Oscólmi Porto Freitas. Segundo ele, o projeto de saneamento básico envolve aspectos da melhoria da saúde pública, além da revitalização do Rio Parnaíba, controle do processo erosivo e reflorestamento da mata ciliar. “A revitalização do Rio Parnaíba é uma das principais”, disse.

Economia - Nos municípios onde já existe sistema de saneamento básico, como explicou o gestor de Contratos da Codevasf, a economia em tratamento de doenças que passam a não mais existir com a execução do projeto chega a, aproximadamente, R$ 4 milhões. Além dos municípios do Sul do Estado, os do Norte também estão sendo beneficiados, a cidade de Luzilândia está em obras, outros ainda estão elaborando projetos. No município de Floriano, ao Sul, o processo está em fase licitatória.

Fonte: Portal AZ / www.noticiasdefloriano.com.br

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...