6/06/2008

JOSE LUIZ ALBUQUERQUE NETO

Jose Luiz Albuquerque Neto

Por - Emília C. C. Ramos

Jose Luiz Albuquerque Neto foi um cidadão piauiense de Jaicós, muito digno, fez da cidade de Floriano o seu Torrão e morria de paixão por essa cidade, muito almejava fazer algo pelo seu progresso e o fez, pois Floriano só teve telefones naqueles dias, graças a ele, o primeiro tesoureiro da Companhia Telefônica de Floriano. Ele também foi presidente da Associação Comercial do Sul do Piaui por vários mandatos seguidos, até que insistiu em passar o cargo para outro. Ele foi uma pessoa ilustre, então, e certamente continua sendo para quem sabe dar valor à história de Floriano.

Foi do Rotary Clube sempre, desde a sua fundação em nossa cidade e foi condecorado várias vezes, por frequencia assídua, vez que também comparecia às reuniões em qualquer lugar do Brasil por onde passava, pois conduzia o seu guia do rotariano com todos os endereços do país e viajava bastante.

Ele foi um grande comerciante e exportador de couros, peles e crina, assim também foi industrial de cera de carnaúba, chegou a ter um projeto em mãos, para construir a sua fábrica. Era um senhor de respeito, que vivera à época da educação e da hombridade. Tinha também certa cultura, apesar de não ter escolaridade; chegou a ser advogado prático e hoje, quem se atreve a ser isso? Pois é, foi até delegado em Canto do Buriti quando era ainda solteiro. Isso é apenas um resumo da sua história, para qualquer pessoa ver que mesmo com toda modéstia, tem gente que não chega aos seus pés como diz o povo.

O povo e seus compadres que muito o admirava, como o Dr. Sebastião Martins, Dr. Rocha, Seu Andrade, Bernardino Viana, Seu Milad Kalume e outros inúmeros amigos que desfrutavam a reciprocidade da consideração e o conheciam a fundo, e sabiam que o homem, o cidadão, o pai de família Zé Luiz Neto deixou um legado diferenciado e especial para Floriano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.
Um abraço,
Umbelina

Anônimo disse...

Muito bem!
Obrigado Janclerques por abrir espaço para que a filha do Sr José Luiz possa lembrar à memória de Floriano e de alguns florianenses quem foi realmente esse honrado senhor.
Ao contrário de pessoas fúteis que tentaram de forma irresponsavel e incompreensivel chacoalhar com a memória do mesmo.
Parabéns.

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...