6/08/2007

FLORIANO 100 + 10 = ( RE ) ENCONTRO DE FLORIANENSES



FLORIANO CLUBE ( foto ) SERÁ LEMBRADO NO ENCONTRO

Por - Cesar de Antonio Sobrinho

Nota-se que a população aguarda com carinho o 1º Encontro de Florianenses, que realizar-se-á no período de 05 a 08 de julho de 2007; na oportunidade, centenas de pessoas amantes da Princesa do Sul, estarão chegando de diversos rincões do solo brasileiro para se juntar aos nativos da querida terra. A Princesa, que continua com seus contornos de jovem completará 110 anos (1897/2007), daí a empolgação de seus filhos em brindar juntos tão linda data. A brilhante iniciativa de: Cristóvão Augusto e Teodoro Sobral Neto com a colaboração de vários segmentos da sociedade local, está crescendo a cada dia e tomando proporções à “la tsunami”, uma onda envolvente e salutar, que, só engrandece a todos e a educação será o segmento mais beneficiado, senão vejamos.

Acontecerão eventos multi-culturais os mais variados possíveis dentre eles: inauguração do prédio da ALBEARTES, um sonho transformado em realidade, lançamento de livros de autores florianense, palestras e seminários, envolvendo temas bastante enriquecedores para todas as faixas etárias, o retorno do conjunto Viazul, ( Nilson Coelho, Adelmar Neiva, Irapuã, Ieié...) Valeu galera! Avante! e apresentações teatrais maravilhosas.

Realmente o ano de 2007 é especial, visto que as entidades: Ginásio Primeiro de Maio, Comércio Esporte Clube e Rádio Difusora de Floriano, estão comemorando o seu cinqüentenário com a empolgação que só o florianense tem, e a programação da trinca para todo o ano está maravilhosa. Fabuloso isso!

Detalhe 1 - ano 1997. A iniciativa das comemorações do Centenário de Floriano foi conduzida pelo Rotary Club de Floriano e diversos segmentos da sociedade local, inclusive com total apoio da Prefeitura de Floriano e o momento teve início com mais de um de antecedência por isso, é considerada a maior e a mais linda festa de todos os tempos da Princesa do Sul, pois conseguiu unir a cidade num objetivo comum, a maioria das festividades foram realizadas no Comércio Esporte Clube. Segundo Dr. Filadelfo, pessoas como: Rafael Rocha e Pedrina Ramos, ficaram tão empolgados viviam cantando de alegria. Um pequeno exemplo do que aconteceu no período;

Detalhe 2 – ano 1947: A iniciativa das comemorações do Cinqüentenário de Floriano foi conduzida por: Filadelfo Freire de Castro, Acadêmico do 3º ano de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais, Abílio Neiva, Profº e Fiscal de Ensino do Estado do Piauí e Agostinho Reis, Agrônomo. Nas férias de dezembro de 1946 a fevereiro de 1947, os três jovens levantaram a bandeira das comemorações dos 50 anos de Floriano, e com apoio da sociedade florianense, as festas foram realizadas com muito entusiasmo e alegria no Floriano Clube, e num clube que existia no antigo prédio das Casas Pernambucanas, hoje Casa da Moda.

Colaboração: Dr. Filadelfo Freire de Castro.


3 comentários:

Anônimo disse...

Seria imprescindível, também, a promoção das tradicionais - REGATAS DE JULHO, que no passado causavam o maior frissom junto à comunidade.

José Alves Reis da Silva disse...

Brasília,DF, 11 de junho de 2007

Meus caros amigos,
TEODORO e CRISTÓVÃO,
Lí toda a Programação, inclusive as Referências e os Destaques, inclusive os Patrocinadores. Permito-me fazer duas sugestões: 1a. incluir nos Eventos, a Loja Maçônica Igualdade Florianense, fundada há mais de 100 anos, tendo tido como Membros, figuras Ilustres da nossa Cidade; 2a. na parte que trata de Esportes, fazer alguma referência ao velho SADICA, que nos deu muitas alegrias no futebol.
Abraços,
JOSÉ SILVA
BRASÍLIA - D F

José Alves Reis da Silva disse...

Brasília,DF, em 13 de junho de 2007
Aos amigos FLORIANENSES
O nosso querido FLORIANO CLUBE jamais será esquecido. As festas dançantes que nos deram muitas alegrias, e até hoje recordamos daqueles bons tempos. Dizem, e é verdade, que quem BEBE ÁGUA DO VELHO MONGE, jamais esquecerá da PRINCESA DO SUL PIAUIENSE.
Abraços para TODOS.
JOSÉ SILVA
BRASÍLIA - D F

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...