5/14/2007

DE VOLTA PARA A SAUDADE



EU QUERO VOLTAR PRO PASSADO

* Teodoro Sobral Neto

Eu quero voltar pro passado
Porque lá é outro astral
Lá tem carros Vermaguet, Belcar,
Jeep Willys, Maverick. Tem Gordini,
tem Belair e tem Buick. Tem Candango e tem Rural.

Eu quero voltar pro passado
Para escutar ao meio dia na Difusora a Crônica Social
Aquilo, sim, era programa legal!
As seis da tarde tem a Ave Maria e Melodias Que o Tempo Não apagou
Na Amplificadora Florianense “A voz líder e potente da cidade.”

Eu quero voltar pro passado
Pois lá no escurinho do Cine Natal
De mãos dadas com os rapazes
Se vê broto a namorar
E o Binú dos sarros a reclamar.
De noite desfilarei na praça
Vestindo calças de Tergal e de Nycron
Camisas Banlon e Volta ao Mundo.
Verei lances nas meninas de anágua e combinação:
Aquilo sim dava tesão!
Elas ficam paquerando ao cruzar com um rapaz
Saem de saia plissada, de vestido tubinho
E de organdi com gola de tafetá
Com jeitinho encabulado flertando bem de fininho.

Nas tertúlias do Floriano Clube tem Celestino e seu Conjunto,
os Bravos e os Iguais tocando músicas geniais:
Caranguejo Sá, Moendo café, Aquarela do Brasil
Namoradinha de Um Amigo Meu, Oh Carol, Menina Linda, Dio Come Ti Amo, Help e Quero Que Vá tudo Pro Inferno:
Dançarei Twist, Hully-Gully, Iê, Iê, Iê. É uma brasa, mora?
Só você vendo para crê! E depois tem as curicas, dando sopa pela rua
E como testemunha, só mesmo a lua.

Na Mascote e na Sertã Me fartarei de Grapete, Mirinda e Guaraná Campeão
Na Rosa de Ouro vou comprar Bolinha, Mandrake, o ZorroTarzan e Luluzinha.

Eu quero voltar pro passado
Lá tem o Grupo Escolar Agrônomo Parentes, Ribeiro Gonçalves e Odorico Castelo Branco. Tem o Colégio das Irmãs
O Ginásio Santa Teresinha, 1º de Maio e o Estadual.
Tem a Orquestra do Mestre Eugênio tocando retreta
Tem passeio de bicicleta, de vespa, De patinete e até de lambreta.

Eu quero voltar pro passado
Que lá tem banho de Rio Parnaíba
No Regatas, no Pateta e na Praia do Barão
E na época do inverno, no Açude Mário Bezerra
E no Riacho do Meladão.
Os homens lá do passado Só andam todos de beca
De paletó de linho branco
Tudo muito bem engomado.
No passado é outra história!
Uma outra civilização
Mas está bem nítido na minha memória
Deixando saudades no coração...
Eu quero voltar pro passado!

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei o "quero voltar ao passado". eu também queria,pois tudo que está escrito, aconteceu comigo também. Gloria Mousinho

Minha Rosa disse...

Eu adorei as recordações do nosso passado pq esse também foi meu.
Escrevei tb sobre esse passado glorioso da nossa geração. Em breve ele estará aqui tb.
Rosita Miranda

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...