3/31/2007

CASARAO DOS DEMES


AUAD DEMES CONTRUIU O CASARÃO DOS DEMES

· Por Nelson Oliveira

( Foto - o casarão nas décadas de 20 e 30 )

Na esquina da Marechal Pires Ferreira está um tradicional sobradão, que faz parte da paisagem da nossa cidade e deve ter sido construído pelos anos 20/30 pelo senhor AUAD JOSÉ DEMES ( D. Seda ), pai do velho Michel, Dr. José Demes Filho ( o Zeca Demes ), bom ponta esquerda do Ubiratan e residente em Anápolis-GO, onde desempenha a profissão de médico; drª Josefina, professora, farmacêutica, historiadora e profunda conhecedora da nossa História, em todos os setores, ( muitas delas já fazem parte do nosso portal o que muito nos honra ); d. Maria Demes ( esposa de Haroldo Lima ), pais de José Demes Neto ( o Ieié ) e o Francisco Demes ( Chico Demes – o homem da Internet ).

No velho sobrado não nos recordamos o que ali existia; lembramos-nos, entretanto, que com a chegada da Dra. Josefina, formada em Farmácia, ela instalou um estabelecimento farmacêutico e como ponto forte o fabrico da conhecida Aguardente Alemã, remédio bastante popular até no sul do País.

Com o passar do tempo, o referido estabelecimento foi extinto e outra farmácia ali se instalou, tendo como proprietário o Dr. Idílio de Macedo Lima, que chegou aqui recém formado em bioquímica.

Com o tempo, também, cerrou suas portas. Mas, ao que parece, ali foi instalado um novo comércio. Depois, era o estabelecimento que se estendia até ao portão de ferro, que dava acesso a residência no andar superior, que tem todo seu piso feito com madeira de lei, como as demais moradias ( Adala Attem, Calisto Lobo, para onde funcionou o Banco do Brasil, etc ).

Pois bem. A casa José Demes explorava o ramo de tecidos e miudezas em geral e tinha como vendedores, no período das férias, todos os filhos, sob a vigilância do senhor Zé Demes e dos olhos azuis da D. Seda.
Fonte: florianoemdia.com

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...