1/11/2007

JOÃO CHICO



JOÃO FRANCISCO PEREIRA DE ARAÚJO, 1º Intendente Prefeito,
Eleito em 31 de outubro de 1896, Período: 01/01/1897 a 01/02/1901.

João Chico nasceu em Amarante no dia 21 de junho de 1848, casado com dona Francisca da Silva. Desse enlace tiveram seis filhos ( as ). Além de artista da construção civil era músico, dominava com maestria o clarinete.

Com a construção do Estabelecimento Rural São Pedro de Alcântara ( antiga Chapada da Onça ), despertou várias regiões o interesse de muitas famílias em mudarem-se para a Colônia São Pedro de Alcântara ( Floriano hoje ), onde havia trabalho.

João Chico foi dos primeiros a chegar pelos idos de 1874 a 1875 e montou um grande armazém de secos e molhados para fornecer, além dos trabalhadores do Estabelecimento em construção, também, a um grupo de operários, lutando para desobstruir o canal do rio Parnaíba no Remanso do SURUBIM, HOJE BOA ESPERANÇA, para que a navegação fluvial do rio Parnaíba tivesse prosseguimento até as cidades de Uruçuí e Santa Filomena, posto que, até então, as embarcações só alcançavam o povoado Manga e com muitas dificuldades.

Manga, era o porto de atracação de Jerumenha, Uruçuí e Parnaguá no Piauí, Pastos Bons e Balsas no Maranhão. João Chico foi um desbravador, tinha uma situação financeira equilibrada. Iniciou várias edificações na área, vizinha ao Estabelecimento Rural ( hoje Terminal Turístico ). Homem de visão, sentiu que aquela construção proporcionaria um grande povoado e, depois, cidade. Foi o primeiro comerciante, primeiro Intendente ( Prefeito ).
Curiosidade:

Eugênio José Pereira, Maestro EuGênio, filho de Jesuíno Pereira e Prizilina Araújo( irmã de João Chico ) era sobrinho do Intendente João Chico, que faleceu em 15 de outubro de 1915.
Realizações:

Construiu uma pequena igreja, hoje Co-catedral, o cemitério São Pedro de Alcântara, construiu também um matadouro, um mercado público, fez aberturas de ruas, alinhamentos, tinha uma inteligência privilegiada, "visão de águia".

Nenhum comentário:

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...