10/16/2006

CAMPEONATO DE AMADORES


( Foto dos irmãos GUSTO dono do Botafogo e Fabrício dono do Bangu )

Segundo o grande craque de bola do passado do futebol romântico de Floriano, Luiz Orlando, os campeonatos amadores de Floriano eram organizados pelos próprios jogadores.

"Não havia uma pessoa para organizar e a sequência do futebol tinha um ritual interessante, uma espécie de mudança de categoria", frisou Orlando, "os adolescentes começavam jogar da seguinte maneira:

Na 1ª etapa os jogos eram realizados no Campo do Odorico; a 2ª etapa era no Campinho de João Justino e os times eram: Bangu do Fabrício, Fluminense de Carlos Sá, Benfica de Albenício, Vasco do Bosque e Palmeirinha.

Para a 3ª etapa, as peladas eram no Campo dos Artistas, campeonatos mais acirrados: Flamengo de Tiberim, que tinha os seguintes atletas: Nego Cleber Ramos, bom de bola, artilheiro, futebol alegre, Siqueira, Zé Filho, Chiquinho.

O Botafogo de Gusto: Manoel Antonio, Luiz Orlando, Gilmarinho, Bento, Janjão, Danunzio, Mundeiro, Bago, Honório, Pedro Taboqueiro, Zeca Zinidor.

O Brasil de Cizé, filho de dona Sinésia, tinha Galo Mago, o time do Santos de Luis Paraíba, tinha os atletas: Abdom, João de Filó, Chinês ( Capitão Penha ).

A 4ª e última etapa era nos Campos do Ferroviário e do Comércio, os jogadores começam a usar chuteiras, eram semi-profissionais.
Os times que participavam eram: RENO de Zé Amâncio, os craques eram: João Martins, Boi Bufallo, Jolimar, Trinta, Carlito, Soleta, Selvu, o Corinthians de Joel, tinha os atletas: Bagana, Antonio Guarda, Antonio Ulisses (Pelado).

O Ferroviário de Pompéia, composto de Pompéia, Luiz Orlando, Janjão, Mundeiro, Gonzaga, Zeca Zinidor , Zeca Futuca; já o Comércio tinha também um timaço: Luizão, Pepedro, Antonio Luiz Bolo Doce, Petrônio, Brahim, Sádica, Chicolé, João Rato.

Floriano viveu bons momentos. Quem participou da fase romântica, tem muitas histórias belas ainda para contar. E o que poderíamos contar no futuro para os nossos netos dos dias que estamos vivendo hoje?

Quem viver, contará (!?)
..............................................................................................
Fonte: www.florianoemdias.com

Um comentário:

Unknown disse...

É,belas recordações de meu pai...
Ele mesmo quando doente em Teresina me contou que contribuiu com um levantamento das velhas e boas histórias de um passado muito bom de floriano.
Um grande abraço,da filha do seu eterno amigo Luiz Orlando,Selma Lima Rodrigues

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...