7/20/2006

FLAMENGO DE TIBERINHO


FLAMENGO DE TIBERINHO

Ferroviário e Flamengo de Teresina disputavam um jogo em caráter amistoso na cidade de Floriano no estádio José Meireles, onde hoje funciona o Hospital Tibério Nunes. O evento era significativo e marcava a epopéia romântica de nosso futebol

Aproveitando aquele grande momento, na partida preliminar, Tiberinho colocara o seu famoso Flamengo para jogar contra o juvenil do Flamengo de Teresina. O desafio caracterizava, também, emoções fortes no contexto lírico do desporto florianense.

Tiberinho, sem nenhuma frescura, chamou o pessoal e escalou o time para aquela saudosa jornada esportiva. O Flamenguinho entrou em campo com Galo Mago, Zé Filho, Zé Buraco, Chiquim, (irmão de Janjão), Zeca Zinidô (apelido dado pelo nosso primo Djalma, filho de mestre Valter), Danúnzio, Janjão, Nego Cléber, Quinto, Antonio Alberto Pimentão, Luiz Orlando e Boi Búfalo.

A partida corria dentro de um clima considerado amigável mas acirrado e o time do filho do prefeito tocando a bola direitinho. Deixa que, por entre os torcedores, havia dois mucurebas gesticulando muito, tesourando e tentando intimidar a equipe da Capital. Tratava-se de Lindolfo, filho de seu Cirilão e Luiz Urquiza, que moravam perto do campo dos artistas. Estavam metendo-se em confusão.

- Pernas de pau! Timinho! Bota outro...

O negócio é que Wilson Parente, um dos dirigentes do time de Teresina, tinha tomado uns uísques e, percebendo aquela gozação toda, resolvera tomar a iniciativa pro rumo da rapaziada, partindo logo pra a ignorância. Puxou um trinta e oito e começou a atirar para cima.

Pernas para que te quero. Lindolfo e Luiz Urquiza saíram em desabalada carreira, correndo feito loucos. A turma do deixa disso entrou em ação e foi logo apaziguando os ânimos mais acirrados e o jogo tem o seu reinício.

A vitória do Flamengo de Tiberinho, com um gol de Danúnzio, grande craque do passado romântico do futebol amador florianense, deixara os torcedores maravilhados, voltados para o que desse e viesse.
...............................................................................................................
São conhecidos na foto acima: Bogó, Tiberinho, Raimundinho, Galo Mago, Raimundo Siqueira (irmão da professora Helena Siqueira), Janjão, Pedro Hélio, Jerôncio, Luiz Orlando, Sebastião, Ubaldo, Raimundo Beirão (de chapéu), Pingüim, Soleta, Café, Dedé Carvalho (filho do senhor Pedro Carvalho) e Danúnzio. A foto foi tirada por volta de 1965 no campo do ferrim no fundo da casa onde morava o famoso goleiro Raimundo Cobra Preta (o vigia do campo).

2 comentários:

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anônimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...