6/01/2006

BRAULINO DUQUE DE FRANÇA





PROFº BRAULINO DUQUE DE FRANÇA - EDUCAÇÃO, ENTUSIASMO E DISCIPLINA
“DISCIPLINA - INDISPENSÁVEL À EDUCAÇÃO ”
BRAULINO Duque de França nasceu em Floriano em 1932, Filho de José Duque de França e Maria Rodrigues de Miranda. Mais tarde, Maria Duque de França iniciou seus estudos com a tradicional Professora Neném Preá, disciplina era seu lema, utilizando muito o método da palmatória para despertar seus alunos, passando ainda pelas escolas, como Agrônomo Parentes e Ginásio Santa Teresinha.
Seus pais incentivaram sua ida para Fortaleza - CE aos dezoito anos e fez uma jogada de mestre: servir o Exército e, ainda, passando no vestibular para Direito. Na proporção que ia fazendo seu curso universitário, permanecia como militar e, ao se formar, já era Sargento do Exército, o qual pediu baixa para exercer a tão sonhada profissão de Advogado.
Para retribuir o que a universidade lhe proporcionara, tinha uma grande satisfação em atender a classe pobre, sem cobrar seus honorários e, em contrapartida, a classe operária tinha um respeito incomum com o novo líder que surgia na cidade.
Luis Pinto, Presidente da União Artística Operária Florianense o convidara, então, para fundar o Ginásio 1º de Maio, após um período conturbado na União Artística. O ilustre Advogado foi demitido, causando uma revolta sem precedente da classe operária.
Casou-se com Maria do Carmo Gazze Duque de França e tiveram os filhos Braulino Duque de França Filho e João Alberto Duque de França, ambos Advogados. Mas o marco “BRAULINO” foi como diretor do Colégio Estadual, período áureo para educação florianense, colégios e diretores de primeira linha, jamais visto. Floriano era um referencial, disputada palmo a palmo com cidades de grande porte.
Profº Braulino, como gostava de ser chamado, tinha várias características interessantes: exigente (carregava a pecha de autoritário), disciplinado, entusiasmado, participativo, de atitudes, na Semanada Pátria era aguardado com ansiedade pela comunidade, pois era sabido que os ensaios que antecedia o desfile de 7 de Setembro ele acompanhava de perto, seu entusiasmo era transmitido a todos envolvidos, alunos, professores, funcionários, familiares, pois o sonho era tornar realidade, encantar a platéia, com um desfile estrategicamente preparado para tudo dar certo, os alunos (as) nos pelotões pareciam príncipes e princesas com suas vestes (becas) e bandeiras impecáveis; a bateria era a menina dos olhos, o recrutamento dos craques da banda era cuidadosamente planejado, pois os membros tinham consciência da sua importante função e o compromisso de treinar, treinar e treinar diariamente para depois comemorar e ter algumas regalias junto ao líder.
Outra façanha que era admirado por todos, seus passos firmes acompanhando e orientando toda a Escola, eram mágicos e inolvidávio. Peculiaridade: sua avô Inês Luzia da Natividade o ajudara a carregar tijolos para a construção da Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, conta orgulhoso, Raimundo Duque de França, irmão de Braulino e colaborador desta matéria. Ele era educador e, sobretudo, humano!!
...............................................................................................
Pesquisa: César Sobrinho

2 comentários:

Anônimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»

ray disse...

Tenho boas lembranças de meu tio Brasilino

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...