5/23/2006

PAI CHICO DA MANGUINHA


Velho Zé do Reno Esporte Clube

ESSA FOI DEMAIS!! SÓ EM FLORIANO, MESMO! PAI CHICO DA MANGUINHA (CHICÃO DE TONHÃO) - BRUU PAU, QUER VÊ DIZ!

Nosso repórter, César de Antonio Sobrinho, fora tirar uma foto do Campo do Ferroviário (hoje, Hospital Regional Tibério Nunes), quando de repente, quem vem de bicicleta, o nosso amigo e ex-atleta do Reno - VÉIO ZÉ, meio campista, uma resistência impressionante. Paramos ele e pedimos para tirar uma foto próximo ao Campo do Ferroviário, o que não fez objeção; desceu da bicicleta e se posicionara no canto do Campo para documentar o nosso eterno e inesquecível estádio. De repente, trocando idéias:

- Veio Zé, você tem alguma foto do teu pai?

- Infelizmente não tenho, mas estamos próximo de local (um poço), que a gente não esquece de uma façanha de papai.

- O que foi?

- Vamos ali, vou te mostrar o lugar exato do poço “cacimbão” que Chico de Tonhão caiu dentro.
- Moço, me conte isso, pelo amor de Deus!

- Só se for agora!

Veio Zé, com sua simplicidade, começou a narrar o episódio: “Pai Chico da Manguinha era um homenzarrão, mas não provocava ninguém, o marketing pessoal dele era um esturro, famosíssimo:

- “BRUUU PAU, SOU EU PAI CHICO DA MANGUINHA, FILHO DE TONHÃO, BRUUU PAU, SÓ TENHO MEDO DOS CASTIGOS DE DEUS, SE FOR MUITO, POIS SE FOR POUCO CHUTE DE PÉ”, era de amedrontar até o rei dos animais, o Leão.

O episódio aconteceu numa sexta-feira detardezinha. Pra variar um pouco, Pai Chico tinha tomado “umas e outras” e, naquela luta, cambaleando aqui, tropeçando acolá, até que chegou no poço, e não titubeou, sentou no beiço do poço, e, numa cochilada, TIBUUMM!, foi um barulho tão ensurdescedor que os mangueiristas pensaram que tinha sido a queda de um meteorito, tamanho o barulho!
A vizinhança correu para o local, quando chegaram no poço, começou aquela ladainha (parecia o muro de lamentações), meu Deus!, Jesus!, se caiu aí, não escapa, se lascou! Pense, era todo tipo de lamúria. Mas de repente, uma voz rompante emergia: "EI, CACETA!, CACETA! ESTOU APENAS TOMANDO UM BANHO PARA CHEGAR CHEIROSO EM CASA! PODE!

Os moradores do bairro sofreram para tirá-lo, mas se juntaram e trouxeram-no à tona.
Pai Chico faleceu no ano de 1973.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Foto tirada da esquina da praça da Manguinha

Um comentário:

Anônimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

Tradição e devoção: Floriano se prepara para a Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos

  Nesta sexta-feira, dia 22 de março, a cidade de Floriano se prepara para reviver uma antiga tradição religiosa: a Procissão do Senhor Bom ...