5/31/2006

JOSEFINA DEMES



JOSEFINA DEMES

Doutora Josefina Demes nasceu em Kabab, um distrito de Auran na Síria, localizada nas proximidades de Damasco em 10 de dezembro de 1920.

A terceira filha de auad José Demes e Sahda Attem Demes, onde também nasceram os irmãos Joseph e Michel Demes. O seu pai, que havia passado seis anos no Brasil e conseguiu fortuna, regressou ao seu país apenas para casar-se. Era pensamento seu regressar logo depois do casamento, mas veio a guerra e ele teve que ficar trabalhando e cuidando da família. Ao terminar a guerra, regressou, finalmente, ao Brasil direto para Floriano, deixando a família para vir depois pelos idos de 1925.

A família, residindo em Kabab, a sua esposa Sahda recebera um grande golpe: o seu filho Joseph fora atacado de miningite e falecera. Em seguida, enfrentando todas as dificuldades, Sahda embarca para o Brasil, trazendo Michel e Josefina. Do Rio de Janeiro, pegaram o navio para São Luís do Maranhão e, na passagem por Salvador, Josefina fora registrada. Já em Floriano, o casal recebeu Maria e José Demes.

Josefina Demes fizera seus estudos primários com a mestra Adelina Batista no Grupo Escolar Agrônomo Parentes, curso Normal no Colégio das Irmãs em Teresina. Ginasial no Liceu do Ceará. Clássico no Liceu Piauiense. Formara-se em Farmácia na Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, e Filosofia, incompleto.

Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí; da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba – ALBEARTES; diretora do Ginásio Estadual; diretora da Unidade Escolar Monsenhor Lindolfo Uchoa; diretora da Escola Técnica de Floriano por 28 anos; diretora do Centro Educacional Fernando Ferrari; professora de História Geral, História do Brasil, Geografia Humana e do Brasil, História Econômica e Administrativa do Brasil e OSPB. Obteve as honrarias: Biblioteca Escolar Josefina Demes no PREMEN; Escola Josefina Demes (Malhada de Pedra); Sala Josefina Demes (UESP); Medalha do Mérito do Renascensa (outorgada pelo Governador do Estado Moraes Souza) e inúmeras outras homenagens.

Brevemente será lançado um livro inédito de autoria da doutora Josefina Demes, onde faz um apanhado histórico de toda a sua trajetória de vida.

Durante o período do centenário de Floriano, numa entrevista, doutora Josefina dizia que o futuro de Floriano á chegou: “ não se poderia perder mais tempo; Floriano precisaria resgatar seus ideais dentro de um contexto libertário e atuante de todas as suas lideranças”.

Doutora Josefina Demes deixou um legado diferenciado, que jamais morrerá, mas que continuará vivo e que será disseminado por aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com a sua atuante postura de mulher vencedora, que não costumava ser derrotada em seus argumentos sólidos e realistas.
...........................................................................................
Fonte: Crônicas para a história (José Bruno dos Santos)

3 comentários:

Anônimo disse...

Nice idea with this site its better than most of the rubbish I come across.
»

Anônimo disse...

Muito bacana a história de vida dessa mulher. Parabéns.

Calebe Temporal disse...

Sou de Cristino Castro (PI),professor de História, sou fã de Josefina Demes. Parabéns pela matéria.

Centro Cultural Sobral

  Localizado na avenida Getúlio Vargas, próximo ao antigo Cine Natal, o Centro Cultural do Laboratório Sobral há muito tempo que preserva bo...